Municípios recebem 1% do FPM de julho hoje

Primeiro repasse adicional de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 2020 entrará nos cofres municipais nesta quinta-feira, 9 de julho. A partir de informações da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) avisa que o dinheiro será repassado a partir das 18h e serão partilhados R$ 4,3 bilhões. Veja quanto seu Município vai receber.

A verba adicional, repassada anualmente em julho, representa uma conquista histórica do movimento municipalista. O direito constitucional aos recursos foi garantido pela Emenda Constitucional (EC) 84/2014, que incluiu alínea “e” do inciso I do artigo 159 da Constituição Federal de 1988. No entanto, o valor deste ano será 1,30% menor que o de 2019, que transferiu R$ 4,5 bilhões aos Entes municipais.

Escolas particulares de ensino infantil pedem apoio da Fecomércio-MT para a retomada das atividades

Em reunião com o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, representantes das escolas particulares de ensino infantil solicitaram apoio para a reabertura das unidades em Cuiabá.

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Estado de Mato Grosso (SINEPE-MT), Gelson Menegatti ressalta que as escolas do ensino fundamental e médio conseguiram implantar o ensino online, mas no berçário é impossível, e na educação infantil a adaptação é mais difícil.

“Precisamos retomar as atividades ou a maioria das unidades fechará. O segmento possui cerca de 600 estabelecimentos, e emprega direta e indiretamente mais de 3 mil pessoas”, afirma Menegatti.

De acordo com Consuelo Campos, diretora de uma escola que atende alunos com idade entre dois e dez anos, a evasão escolar chega a alcançar em média 30%.

#Vamos Juntos – Sebrae oferta programa de consultoria online gratuita a empresários de Tangará

São ofertadas seis horas de consultoria online, divididas em 3 áreas

Com o objetivo de ajudar os empresários locais a melhorarem a gestão do seu negócio diante de um cenário de crise, a Agência Sebrae de Tangará da Serra promove o programa de consultoria online gratuita #VamosJuntos.

Totalmente gratuito, o programa oferece aos empresários de Tangará da Serra – exclusivamente a Microempreendedores Individuais; Microempresas; e Empresas de Pequeno Porte – seis horas de consultoria online, divididas em áreas diferentes, sendo possível a escolha de três temas, com duas horas cada.

Araputanga (MT) recebe novas doações da JBS


Ação integra o programa de responsabilidade social da empresa, “Fazer o Bem Faz Bem – Alimentando o Mundo com Solidariedade”

Mato Grosso, 7 de julho de 2020 – Nesta segunda-feira (6), a JBS entregou 1,5 mil máscaras de tecido – para distribuição à comunidade – para a Prefeitura Municipal de Araputanga (MT). Essa é mais uma doação da empresa para a cidade dentro do programa “Fazer o Bem Faz Bem – Alimentando o Mundo com Solidariedade”.

No dia 19 de junho, o município também recebeu mais de 118 mil equipamentos de proteção individual (EPIs) – máscaras cirúrgicas e N95, luvas de procedimentos, aventais, viseiras faciais e macacões impermeáveis, além de 600 litros de álcool em gel e mil cestas básicas.


Aprovado texto que estabelece distribuição de lanches em escolas públicas

O projeto de lei recebeu parecer favorável na CCJR e deverá ser votado pelos deputados em plenário

Alunos da rede estadual de ensino público poderão receber lanches como forma de garantir ao menos uma alimentação de qualidade antes das aulas. A proposta está presente no Projeto de Lei 47/2019 e recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). O projeto agora segue para apreciação em plenário. Além desse, os membros da CCJR apreciaram outras oito matérias durante a 40ª reunião extraordinária remota desta terça-feira (7).

O PL 47/2019, de autoria do deputado Eduardo Botelho (DEM), propõe que estudantes de todos os níveis escolares recebam uma refeição antes do início da aula. O lanche seria uma forma de assegurar melhores condições de aprendizagem aos alunos que não podem comer antes de ir para escola. De acordo com a proposta, “uma boa alimentação contribui para o crescimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis”.

Soja, milho e algodão mantêm MT na liderança da produção nacional pela 9ª vez

Pelo 10º levantamento da Conab, o estado atingiu 73,75 milhões de toneladas de grãos, capitaneado pela soja, milho e caroço de algodão

Pela nona vez consecutiva, Mato Grosso registra a maior safra de grãos do país. Segundo o 10º Levantamento da Safra de Grãos 2019/20 da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgado na manhã desta quarta-feira (08.07), a produção mato-grossense atingiu o volume de 73,75 milhões de toneladas, de um total nacional de 251,42 milhões de toneladas. Este resultado foi capitaneado pela soja, milho e caroço de algodão.

Mato Grosso manteve a liderança na produção de soja, assumida há mais de duas décadas e estimada em 34,43 milhões de toneladas este ano; na produção de milho, com 34,23 milhões de toneladas; e na produção de caroço de algodão, com 3,197 milhões de toneladas. O primeiro lugar do ranking de produção de milho e caroço de algodão foram obtidos na safra 2012/2013 e em 1997, respectivamente. 

Professores recebem certificado pela conclusão do curso de Mediação de Conflitos Escolar

O curso de Mediação de Conflitos Escolar, que contemplou 22 professores de escolas de Cuiabá e VG, tem por objetivo prevenir e diminuir os registros de violência e indisciplina nas escolas da rede estadual

Os 22 professores da rede estadual de ensino de Mato Grosso, que participaram do curso de Mediação de Conflitos Escolar, receberam os certificados de conclusão nesta terça-feira (07.07), durante solenidade realizada via videoconferência. O Mediação Escolar é um projeto promovido pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Poder Judiciário.

O foco principal do curso é oferecer aos profissionais da educação formação em práticas de resolução pacífica de conflitos, a fim de fomentar a adoção dessas habilidades pela comunidade escolar. Com isso, espera-se formar uma importante estratégia para mitigar os casos de violência nas escolas e possibilitar a construção de uma cultura de paz nesses ambientes.