A Câmara Municipal concedeu, nesta terça-feira (9), durante a 45ª Sessão Ordinária, Moção de Aplausos de autoria de autoria da vereadora Sarah Botelho, em homenagem ao Dia do Fonoaudiólogo, comemorado em 9 de dezembro. A iniciativa reconhece a relevância da categoria para a promoção da saúde, da inclusão e do desenvolvimento social no município.
A data marca a sanção da Lei nº 6.965/1981, que regulamentou a profissão em âmbito nacional e instituiu oficialmente o Dia do Fonoaudiólogo. Desde então, a Fonoaudiologia se consolidou como área fundamental para a prevenção, avaliação e tratamento dos distúrbios da comunicação humana, envolvendo fala, linguagem, voz, audição, deglutição e funções orofaciais. No município, o quadro reduzido de fonoaudiólogos na rede pública e privada evidencia a importância de valorizar o trabalho dos profissionais, que atuam na reabilitação de pacientes pós-AVC, acompanhamento de crianças com atraso de fala e Transtorno do Espectro Autista, atenção à saúde do idoso, atividades escolares e atendimentos especializados em saúde.
A Moção de Aplausos foi aprovada por unanimidade na 43ª Sessão Ordinária, realizada em 25 de novembro, e entregue oficialmente durante a sessão desta terça-feira. Por meio da homenagem o Legislativo reconhece à contribuição dos fonoaudiólogos para o bem-estar da população e para o fortalecimento das políticas públicas de saúde.
HOMENAGEADOS
1 Ana Dias Ferreira
2 Ana Lúcia da Silva
3 Ana Júlia Grapeggia Fanton
4 Amanda Karoline de Brito dos Santos
5 Brenda Mikaella da Sousa Paixão
6 Cibele Ferreira Freitas
7 Daiane Forcelini
8 Edilamar de Bortoli
09 Eulaio Thiago da Cruz
10 Fabyana Reis de Araújo Carias
11 Ingrid Gabriela Sousa da Silva
12 Laura Maria Silva Bastos
13 Natália Nascimento Teixeira
14 Rosimeire Luzia de Sousa
15 Sandra Albuquerque
16 Tayná Alcione dos Reis Valério
17 Vanessa Kelem de Souza Sabino
18 Verônica Aparecida Riffel da Silva
19 Mara Fernanda de Oliveira Steiger
Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)
