Parlamentares prestigiam inauguração da nova sede da Defensoria Pública

Os vereadores participaram nesta quarta-feira (30), da solenidade de inauguração do novo prédio da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) no município, reafirmando o compromisso do Legislativo com o fortalecimento das instituições públicas e a garantia de acesso à Justiça.

Representando o Poder Legislativo, os parlamentares acompanharam a entrega do 20º prédio inaugurado pela DPEMT. Localizada na Avenida Tancredo Neves, nº 1.873, no bairro Parque das Mansões, a estrutura moderna e climatizada conta com 1.034,14 m² e foi adaptada para proporcionar um ambiente adequado ao exercício das atividades institucionais e ao atendimento da população, para oferecer mais conforto, funcionalidade e acolhimento.

Durante a cerimônia, a defensora pública-geral do Estado, Luziane Castro, destacou os números expressivos de atendimentos realizados pelo Núcleo de Tangará da Serra. Apenas em 2024, já foram registrados 22 mil atendimentos. No primeiro semestre de 2025, esse número já alcança 17 mil, evidenciando a crescente demanda da população por serviços de orientação jurídica e acesso a direitos fundamentais.

A nova sede oferece estrutura completa, com salas de acolhimento, conciliação, atendimento, coordenação, TI e reunião, além de auditório, refeitório, copas, banheiros (inclusive PCD), espaço criança, oito gabinetes com assessorias, Balcão da Cidadania e depósitos. Tudo pensado para garantir um atendimento humanizado, eficiente e digno tanto para os cidadãos quanto para os profissionais da instituição.

“A nossa demanda de atendimento vem crescendo muito nos últimos anos e o antigo Núcleo estava defasado, era necessário uma estrutura nova para que pudéssemos acolher de fato nossos assistidos, e os profissionais do Núcleo”, afirmou o defensor público e coordenador do Núcleo local, Daniel Rodrigo de Souza Pinto.

A equipe de defensores públicos é composta no município por Daniel Rodrigo de Souza Pinto, Ana Lucia Gonçalves Bandeira Duarte, Camila dos Santos Silva, Emília Maria Bertini Bueno, Janaína Yumi Ozaki, Jorge Alexandre Felipe Viana e Renato Henrique Ferrarezi; profissionais responsáveis pelo atendimento da comunidade e dos distritos de Progresso, São Joaquim e São Jorge, que juntos somam mais de 112 mil habitantes, segundo o IBGE.

A presença dos vereadores na solenidade evidencia o papel fiscalizador e de apoio às iniciativas que promovem cidadania e inclusão social. O novo Núcleo da Defensoria representa um avanço para a cidade, oferecendo estrutura adequada para garantir que o acesso à Justiça chegue aos cidadãos tangaraenses.

Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)