Com 26 sessões ordinárias e três Sessões Extraordinárias realizadas entre janeiro e julho de 2025, a Câmara Municipal de Tangará da Serra encerrou o primeiro semestre da 12ª Legislatura com resultados expressivos na atividade parlamentar. No período, os vereadores analisaram e votaram 253 projetos de Lei Ordinária, 18 projetos de Lei Complementar, seis projetos de Resolução, duas propostas de Emenda à Lei Orgânica, dois projetos de Decreto Legislativo e nove mensagens de Veto.
Além da intensa pauta legislativa, o período também foi marcado por duas Sessões Solenes, reafirmando o compromisso da Casa com o reconhecimento de personalidades e datas significativas. A primeira, realizada no dia 6 de março, celebrou o Dia Internacional da Mulher com a entrega do certificado 'Mulher Cidadã' a 42 mulheres que, na visão dos parlamentares, se destacam pelo protagonismo em suas áreas de atuação e pela contribuição social em Tangará da Serra. Já no dia 16 de maio, em alusão ao aniversário de 49 anos de Emancipação Político-Administrativa do município, a Câmara promoveu uma sessão especial para a concessão dos títulos de Cidadão Honorário e Cidadão Benemérito. Ao todo, 42 personalidades foram homenageadas pela contribuição histórica para o desenvolvimento da cidade.
O parlamento também exerceu a função de reconhecer o trabalho de cidadãos e instituições por meio da concessão de 29 moções de aplausos protocoladas ao longo do semestre como instrumento utilizado pelos parlamentares em valorização ao trabalho ou conquistas de pessoas, grupos e instituições, fortalecendo os laços com a comunidade, pelos relevantes serviços prestados a sociedade tangaraense.
No campo da participação popular e do debate de temas relevantes, o Legislativo promoveu Audiência Pública para tratar da situação do trânsito urbano, ouvindo autoridades, especialistas e a população. Também foi realizada reunião institucional sobre o aumento da população em situação de rua, especialmente nas imediações da rodoviária, visando à busca de soluções conjuntas com órgãos públicos e entidades assistenciais.
A atuação no primeiro semestre demonstra o empenho do Parlamento Municipal em legislar com responsabilidade, reconhecer o mérito da sociedade civil e abrir espaço ao diálogo. A Câmara segue comprometida com a transparência e a construção de políticas públicas em prol da população de Tangará da Serra.
Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)