A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Câmpus Tangará da Serra, realiza o 2º Encontro de Ensino de Jornalismo da Região Centro Oeste (2º Erejor Centro-Oeste), nos dias 06 e 07 de dezembro. O evento será ofertado na modalidade online (remota) e tem como tema “Notícia quente: Dilemas da cobertura jornalística em tempos de crise climática". Ele é organizado pelos cursos de Jornalismo de Rondonópolis e Tangará da Serra da Unemat e promovido pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ), com o objetivo de fortalecer o debate de temas como meio ambiente e desenvolvimento sustentável no âmbito dos cursos de Jornalismo.
Nesta edição do evento, participam professores dos cursos de jornalismo, jornalistas profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação em Jornalismo e outras áreas, ativistas e estudantes indígenas.
A programação do EREJOR Centro-Oeste 2024 inclui a Conferência de abertura na noite desta sexta-feira (06.12), às 19 h (horário de Mato Grosso (20h, horário de Brasília). Primeiramente com uma Mesa de Solenidade formada pela Comissão Organizadora do evento, com a professora e Presidente da ABEJ, Marluce Evangelista Zacariotti, as professoras e Diretoras Regionais Centro-Oeste da ABEJ, Dione Oliveira Moura (UnB) e Luciane Agnez (UFG), o professor e Coordenador local do evento, Iuri Gomes (Unemat) e os professores e Coordenadores dos Cursos de Jornalismo de Rondonópolis e Tangará da Serra, Lawrenberg Silva e Gibran Lachowski. Depois com uma mesa científica formada pela jornalista Juliana Arini, a cineasta indígena Kujãesage Kaiabi e a professora Carolina Machado, sob a mediação do professor Lawrenberg Silva. E no dia seguinte, sábado (07.12), haverá Grupos de Pesquisa e de Trabalhos no período matutino (das 8 às 11h30/ 9 às 12h30 no horário de Brasília) e o Fórum de Coordenadores de Curso no período vespertino (das 14 às 17h/ 15 às 18h - horário de Brasília).
Convidadas
A conferencista Juliana Arini é jornalista graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ela foi coordenadora de comunicação do Projeto Bichos do Pantanal, entre 2013-2015, um programa da Petrobras Socioambiental, além de ser colaboradora de importantes veículos de comunicação como National Geographic Brasil, revista Época, Galileu e Marie Claire (Editora Globo); revista Elle, Agência Pública, Le Monde Diplomàtique Brasil e Infoamazonia.
A conferencista Kujãesage Kaiabi é cineasta indígena do Território do Xingu e vem se destacando por conta de suas produções audiovisuais que registram os rituais, reuniões, seminários e eventos dos povos indígenas. Ela é formada pelo Instituto Catitu, tornando-se a única mulher cineasta do povo Kaiabi.
A conferencista Carolina Machado Oliveira é professora Sênior em Documentário na Universidade de Bournemouth (Reino Unido) e cineasta documental independente premiada. Ela possui mais de 15 anos de experiência como produtora e diretora na América Latina, Reino Unido e Europa. Seus filmes foram exibidos em festivais internacionais, refletindo seu compromisso com o uso da mídia como ferramenta de defesa e transformação social. Seu trabalho abrange documentários, projetos multimídia e distribuição de filmes, com foco em amplificar vozes sub-representadas e histórias que promovem mudanças significativas.
Grupos de Pesquisa e Relatos de experiência
Também o Erejor Centro-Oeste terá Grupos de Pesquisa (GP) e de Trabalhos (GT), com apresentação de resumos expandidos. Conforme informações da Comissão Organizadora local, foram enviados 21 trabalhos de diversas instituições da região Centro-Oeste. São 5 trabalhos no GT de Pesquisadores, 16 trabalhos no Grupo de Pesquisa de estudantes.
O evento se encerra no período vespertino do sábado (07.12) com o Fórum de Coordenadores de Cursos de Jornalismo, às 14h (15h no horário de Brasília). Nesta atividade haverá a presença de membros da atual diretoria da ABEJ e professores das principais instituições do Centro-Oeste.
Mais informações sobre o evento podem ser acessadas pela plataforma https://www.even3.com.br/2-encontro-regional-centro-oeste-de-ensino-de-jornalismo-501849/
Sobre a Comissão Organizadora do evento
A comissão organizadora do Erejor Centro-Oeste conta com a liderança das Diretoras Regionais do Centro-Oeste da ABEJ e professoras Dione Oliveira Moura (UnB) e Luciane Agnez (UFG), além da Coordenação do professor Iuri Gomes e do apoio dos professores Antonia Alves e Lawrenberg Silva, todos do curso de Jornalismo da Unemat. Num rápido balanço sobre a preparação do evento, o Coordenador Iuri Gomes avalia que a iniciativa do evento só foi possível devido ao apoio de professores e principalmente da diretoria da ABEJ. "Contamos com apoio logística da diretoria da ABEJ e de uma rede de docentes que se dispuseram a avaliar os trabalhos submetidos. Além das questões pedagógicas envolvidas, o evento mostra o quão motivada e engajada é a rede de profissionais envolvidos no debate e reflexão do ensino do Jornalismo”, analisa o coordenador.
Da Assessoria de Imprensa