Deputado Estadual Reck Junior se reúne com prefeito, produtores rurais e lideranças do setor produtivo em Campo Novo do Parecis*

Reck Junior busca soluções para impulsionar a produção e competitividade da região de Chapadão dos Parecis.

O deputado estadual Reck Junior esteve presente na sede da Prefeitura de Campo Novo do Parecis, onde se reuniu com o prefeito Rafael Machado para receber as demandas do município e da região. Na ocasião, foram discutidas várias questões importantes, como a necessidade de conectar a região de Chapadão dos Parecis aos terminais ferroviários.

A região de Chapadão dos Parecis é reconhecida como a maior produtora de algodão do Brasil. No entanto, o escoamento dessa produção ainda enfrenta grandes desafios devido à falta de uma infraestrutura adequada de transporte, onde o único meio utilizado é o modal rodoviário. Essa situação impacta diretamente a competitividade dos produtores locais. Por isso, é de extrema importância buscar soluções para essa demanda e garantir ainda mais competitividade e desenvolvimento sustentável da região.

Também foi discutido sobre o fornecimento de energia elétrica para impulsionar o crescimento da região que atualmente, enfrenta dificuldades no fornecimento, o que afeta diretamente a produção e a competitividade do setor produtivo. Isso porque a falta de energia elétrica impede a vinda de indústrias, produção agrícola e outras atividades essenciais.

Na sede do Sindicato Rural, o deputado se reuniu com produtores rurais e lideranças da região para discutir importantes assuntos relacionados ao setor. Um dos principais temas abordados foi a proposta aprovada pelo parlamentar na Assembleia Legislativa para tratar da Ferrogrão, uma ferrovia de 933 km que ligará Sinop (MT) ao porto de Miritituba (PA) e que possibilitará o escoamento da produção do Estado de Mato Grosso para os portos do Norte.

Reck Junior defende a liberação deste importante modal de transporte, que foi travado desde 2021 por força de uma decisão liminar do Ministro Alexandre de Moraes do STF. O deputado ressaltou a importância de um trabalho técnico, científico e jurídico por parte da Câmara Setorial para subsidiar o julgamento que acontecerá no próximo dia 31 de maio e que poderá destravar juridicamente a ferrovia tão importante para o Estado de Mato Grosso e para o Brasil.

Além disso, os produtores apresentaram outras demandas, como a necessidade de pavimentação asfáltica da MT-488, atualização do sistema eletrônico da Secretaria de Fazenda para impedir o congestionamento de emissão de notas fiscais em período de safra. Reck Junior se comprometeu a dialogar com o Governo do Estado para buscar soluções para os temas abordados.

Com sua presença em Campo Novo do Parecis, o deputado está reforçando o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso e com a defesa dos interesses da população mato-grossense.

Fonte: Vandressa Rios - Assessoria de Imprensa