Marfrig registra melhor resultado da história, lucra 4,3 bilhões de reais em 2021 e anuncia nova distribuição de dividendos

- Resultado é 31,5% superior ao lucro líquido registrado em 2020.
- Receita líquida é de 85,4 bilhões de reais. Ebitda Ajustado chega a 14,5 bilhões de reais, com uma margem de 17% no ano.
- Fluxo de caixa livre anualizado cresce 4,5% e atinge 5,1 bilhões de reais.
- Companhia vai distribuir 383 milhões de reais em dividendos aos acionistas em 2022.

A Marfrig (B3:MRFG3 e ADR Nível 1: MRRTY), líder global na produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, acaba de apresentar à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seus resultados fiscais do ano passado. Em 2021, a empresa registrou o melhor resultado de sua história, com recordes de receita líquida, lucro, Ebitda Ajustado e fluxo de caixa livre.

Mesmo diante de uma forte base de comparação anual, a Marfrig obteve um crescimento de 26,5% nas receitas líquidas, que alcançaram 85,4 bilhões de reais em 2021. O lucro líquido – de 4,3 bilhões de reais – foi 31,5% superior ao registrado em 2020. O Ebitda Ajustado avançou 51,6%, atingindo 14,5 bilhões de reais. E o fluxo de caixa livre chegou a 5,1 bilhões de reais – o melhor resultado da série histórica da companhia.

Ao fim de 2021, o índice de alavancagem, medido pela relação entre dívida líquida e Ebitda Ajustado dos últimos 12 meses pro forma, foi de 1,45x em dólares, e 1,51x em reais.

“O excelente resultado alcançado é reflexo de uma companhia focada em execução e excelência operacional, inovadora, empenhada em crescer e gerar valor para todos os stakeholders e com alto foco em sustentabilidade”, diz Marcos Molina dos Santos, fundador e presidente do Conselho de Administração da Marfrig.

Ao longo do ano, a Marfrig distribuiu mais de 2,2 bilhões de reais em dividendos a seus acionistas. Em 2022, ainda com base no resultado de 2021, será realizada uma nova distribuição no valor de 383 milhões de reais – em abril.

Em 2021, a Marfrig também fez investimentos de 2,3 bilhões de reais no crescimento orgânico das operações. Na operação América do Norte, o principal investimento está na unidade da National Beef em Tama, no Iowa, nos Estados Unidos, que está em fase de ampliação. Um segundo turno de produção será criado, o que vai dobrar a capacidade de abate para mais 2.500 cabeças de gado, com início programado para o primeiro semestre de 2023. No Brasil, os recursos foram destinados ao aumento do volume de abate e da área de desossa em Várzea Grande, no Mato Grosso, e à construção de uma planta de hambúrgueres em Bataguassu, no Mato Grosso do Sul, com previsão de início de operação no primeiro semestre deste ano.

A Marfrig também investiu, em 2021, cerca de 6,9 bilhões de reais em ações da fabricante de alimentos industrializados BRF -- o que representa 33,2% do capital social da empresa e a torna sua maior acionista individual.

Operação América do Norte

No quarto trimestre de 2021, a Operação América do Norte da Marfrig, representada pela National Beef, registrou uma receita líquida de 3,2 bilhões de dólares (ou 17,9 bilhões de reais), crescimento de 37% em relação ao mesmo período de 2020. A excelente performance é motivada, sobretudo, pela maior oferta de animais e pelo aumento nos preços de venda de carne e seus subprodutos. No ano passado, a demanda por carne bovina do mercado americano atingiu o maior patamar desde 2009, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

O lucro bruto da operação atingiu 802 milhões de dólares (4,4 bilhões de reais), avanço de 115% em bases anuais. A margem bruta foi de 25%, 9 pontos percentuais acima da registrada no mesmo período de 2020. O Ebitda foi de 714 milhões de dólares (3,9 bilhões de reais), com margem de 22,3%.

No consolidado de 2021, a receita líquida da Operação América do Norte foi de 11,6 bilhões de dólares, ou 62,8 bilhões de reais, uma expansão de 23,6% em relação ao ano anterior. O lucro bruto cresceu 71,3%, chegando a 2,8 bilhões de dólares. A margem Ebitda, por sua vez, foi de 22%, um avanço de 679 pbs.

“As mudanças no mercado em 2021 geraram uma série de oportunidades. Soubemos crescer neste novo cenário”, diz Tim Klein, CEO da Operação América do Norte da Marfrig. "Seguimos bem posicionados para aproveitar ainda mais as consequências positivas do aumento da demanda por carne bovina, sobretudo nos Estados Unidos.”

Operação América do Sul

Mesmo em meio a um cenário desafiador para a região, a Operação América do Sul da Marfrig gerou receita líquida recorde de 6 bilhões de reais no quarto trimestre do ano – crescimento de 7,6% em bases anuais. No Brasil, a queda no consumo interno de carne bovina, a menor oferta de matéria-prima e a interrupção temporária das exportações para a China geraram impactos para todo o setor. Com isso, a operação sul-americana da Marfrig registrou um lucro bruto de 554 milhões de reais nos três últimos meses de 2021. O Ebitda alcançou 213 milhões de reais.

No acumulado do ano, a receita líquida da Operação América do Sul bateu novo recorde, chegando a 22,5 bilhões de reais, uma expansão de 21,4% sobre 2020. O lucro bruto atingiu 1,9 bilhão de reais. E o Ebitda de 2021 foi de 905 bilhões de reais.

"Nossa operação se mostrou mais uma vez resiliente em 2021. Mesmo com os desafios do setor de carne bovina, sobretudo no Brasil, fomos capazes de expandir mais de 21% a nossa receita e atingir um novo marco histórico na região”, afirma Miguel Gularte, CEO da América do Sul. "Esse foi o resultado direto da nossa estratégia de focar em produtos de maior valor agregado, como os industrializados, que representaram aproximadamente 20% da nossa receita. Além disso, por meio do nosso programa de eficiência operacional, fomos capazes de capturar 252 milhões de reais em 2021”.

ESG

O ano de 2021 foi especial para a Marfrig em vários outros aspectos da sua operação. Nas iniciativas ESG (Environmental, Social and Governance), o Plano Marfrig Verde+ trouxe resultados que evidenciam a sustentabilidade como uma das bases centrais da companhia. O programa tem como meta tornar a cadeia de fornecimento 100% rastreada e livre de desmatamento até 2025 na Amazônia e até 2030 nos demais biomas. Criado em 2020, o Marfrig Verde+ é baseado no princípio de produção-conservação-inclusão e se apoia em três pilares: desenvolvimento de mecanismos financeiros, assistência técnica e adoção de tecnologias de monitoramento e rastreabilidade.

Ao longo do ano, a companhia reincluiu mais de 2.000 produtores em sua cadeia de fornecimento, contribuindo para que seus respectivos sistemas de produção voltassem a estar totalmente aderentes aos seus critérios de governança e socioambientais. Ao fim de 2021, 63% da cadeia de fornecedores diretos e indiretos da Marfrig na Amazônia tinham sido mapeados. No Cerrado, o índice foi de 67%.

Ao mostrar resultados consistentes, a Marfrig foi reconhecida mais uma vez como empresa de proteína bovina com melhor colocação pela Coller FAIRR Protein Producer Index 2021, ranking de critérios de sustentabilidade usado por grandes investidores do mundo todo. A companhia também foi a única do setor classificada como de baixo risco.

SOBRE A MARFRIG

A Marfrig é uma das companhias líderes em carne bovina e maior produtora de hambúrguer no mundo, com receita líquida de 85,4 bilhões de reais em 2021 e capacidade diária de abate de mais de 28.000 bovinos em suas unidades da América do Sul e América do Norte, bem como capacidade de produção de 222.000 toneladas de hambúrgueres por ano. Emprega mais de 30.000 colaboradores, distribuídos em 31 unidades produtivas, processa e comercializa carne in natura, produtos processados, pratos prontos à base de carne bovina, produtos complementares e derivados de carne, além de couro para os mercados doméstico e internacional. Reconhecida pela qualidade de seus produtos e por sua atuação sustentável, a Marfrig mantém projetos pioneiros para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Fonte: Redação NOVA PR