Leitos de UTI COVID-19 do Hospital Municipal serão transformados em leitos para atender todo tipo de paciente

Documento da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Mato Grosso, divulgada em 30 de novembro, mostra que Tangará da Serra contará com 42 leitos UTI em 2022

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esclarece que o Município não perderá leitos de UTI, pelo contrário, passará a contar com um número ainda maior de leitos para atender todo tipo de paciente a partir de 2022. Isso após uma articulação do Governo Municipal junto ao Governo do Estado.

“Solicitamos com antecedência e o Estado acatou o nosso pedido e, de acordo com a Resolução 144 da CIB [Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Mato Grosso], divulgada em 30 de novembro, Tangará da Serra passará a contar com mais 10 leitos de UTI Geral a partir de 2022”, explicou Gicelly Zanatta, secretária de Saúde.

Os equipamentos de UTI adquiridos pelo Município ao longo do ano serão utilizados no novo formato de UTI que será implantado. “Isto é, além dos 20 leitos que já temos hoje, que são 10 no Hospital Santa Angela e 10 no Hospital das Clínicas, sem esquecer dos 12 leitos neonatal que temos no Santa Angela, todos regulados pelo Estado, que recebe pessoas de todas as regiões do Estado, passaremos a contar com 10 leitos de UTI Geral no Hospital Municipal de Tangará da Serra, aproveitando todos os equipamentos que foram adquiridos”, completou.

Como funcionam os leitos de UTI COVID?

Em relação aos 10 leitos atuais existentes no Hospital Municipal, exclusivos para atendimento de pacientes com COVID-19, a secretária de Saúde, Gicelly Zanatta, esclarece que em novembro foi feita a renovação do contrato com a Mediall Brasil S.A. para manter os 10 leitos até 14 de janeiro. Hoje, segundo ela, apenas 2 leitos estão ocupados.

“O Governo Federal repassa R$ 1.600,00 por diária, por leito, e o Governo do Estado repassa R$ 400,00, independente se esse leito está ocupado ou não. Então, é pago para a empresa não pela quantidade de pacientes internados e sim por leitos específicos de COVID, que não podem receber pacientes não-COVID, com outros tipos de problemas de saúde, ou seja, esses leitos são só para COVID”, explicou.

Gicelly explica ainda que o contrato com a empresa atual, que recebe os pagamentos de acordo com a lei do COVID-19, não pode continuar recebendo pelo atendimento de outros pacientes. “É ilegal simplesmente transformarmos a UTI gerenciada por essa empresa para receber pacientes COVID-19, transformar em leitos de UTI Geral, porque o objeto da licitação é para atendimento exclusivo de pacientes COVID, com valor específico”, disse a secretária, explicando que para UTI Geral o repasse federal é menor. “Não é por leito e sim por taxa de ocupação, enquanto a de UTI COVID a empresa recebe pelo número de leitos existentes”, completou.

A secretária Gicelly Zanatta explica ainda que já está em processo de elaboração um edital de licitação para contratação de empresa que irá gerir o novo formato de atendimento nos 10 leitos de UTI do Hospital Municipal.

Centro Cirúrgico

Além dos 10 leitos de UTI Adulto, para receber todos os tipos de pacientes, o Município também trabalha para colocar em funcionamento o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal. “Concomitante a isso também estamos preparando a questão do Centro Cirúrgico do Hospital Municipal, são dois processos que estão caminhando juntos para que a gente possa ter tanto o Centro Cirúrgico funcionando quanto os leitos de UTI Geral no nosso Município, com regulação do Estado”, finalizou.

Hospital Regional

Além dos 42 leitos de UTI acima mencionados, a saúde pública de Tangará da Serra passará a contar com mais 40 leitos a partir da construção do Hospital Regional, cujo terreno foi licitado pela Prefeitura no dia 16/12 e será repassado para que o Estado construa a nova unidade hospitalar na cidade, atendendo pacientes de toda a região. Após efetivado isso, o município passará a contar com 82 leitos de UTI.

Fonte: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação