Nascente do Queima-Pé é recuperada em projeto pioneiro em Mato Grosso

Esta é a nascente do rio Queima-Pé, já em fase final de recuperação, após limpeza para encontrar o “olho d’água” e aumentar a sua vazão.

O Sindicato Rural de Tangará da Serra é um dos parceiros neste grandioso e valioso projeto, onde os maquinários começaram os trabalhos na segunda-feira, com o apoio de equipes da Prefeitura Municipal, SAMAE, SEMA e alunos do curso de agronomia da UNIC, sob a supervisão do engenheiro agrônomo Décio Elói Siebert, do Instituto Pantanal Amazônia de Conservação-IPAC e do técnico Quirino Kesler, Diretor de Meio Ambiente do Município de São José das Palmeiras, no Paraná. A Câmara Municipal também é parceira do projeto.

As ações realizadas contam com apoio financeiro da CGH Salto, através da Fazenda Santa Amália. Cerca de 15 pessoas estão envolvidas diretamente nos trabalhos, além dos coordenadores e autoridades locais.

Além da recuperação das nascentes, estão sendo instalados drenos verticais em bacias de contenção e terraços que serão construídos no entorno da cabeceira do rio Queima-Pé.

Serão instalados 150 drenos que têm a função de acelerar a infiltração da água das chuvas e promover, de forma mais rápida e eficiente, a recarga do lençol freático, de onde brotam as nascentes.

Os primeiros resultados desse trabalho poderão ser observados já num curto espaço de tempo e a médio prazo, certamente teremos um incremento na vazão do rio Queima-Pé, o que redundará no aumento de oferta de água tratada para a população urbana de Tangará da Serra.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Sindicato Rural de Tangará da Serra