ARTIGO - O Dia do Advogado

*Por Rebeca de Jesus*

Em comemoração ao Dia do Advogado no dia 11 de agosto, dedico este pequeno artigo aos colegas de profissão.

“O advogado é indispensável à administração da justiça”, é isto o que diz o artigo 133 da Constituição Federal. E entendendo o sentido da palavra advogar – advocare, apelar para si, chamar para si – entendemos a importância do advogado na atuação e defesa da sociedade.

Um advogado é necessário para defender, instruir, aconselhar, muitas vezes até apaziguar o seu cliente. Não há dúvidas da sua necessidade. Todavia, como qualquer outra categoria, está sujeita a personalidades indiferentes ao seu caráter social.

Existe sim o advogado “falastrão”, mas este deve e precisa ser minoria. Infelizmente temos que buscar ao máximo maneiras de tornar essa personalidade mais rara possível.

No mais, a aqueles que de fato se dedicam, posso dizer, são cinco anos de faculdade, preparação para OAB, pós-graduações e mestrados afins, cursos de atualização e muitas e muitas horas de leitura, de processos, pareceres, horas ao telefone com cliente. De fato, não é para todos.

Minhas felicitações a todos os colegas advogados, somos relevantes, sim na sociedade. Somos indispensáveis à administração do direito, indispensáveis à clientes. Que sigamos buscando a essência da nossa valorização, nosso trabalho bem-feito, nosso aprimoramento técnico. Rumo à uma justiça cada vez mais efetiva.

*Rebeca de Jesus - Advogada Tributarista