SEAPA e SENAR realizam curso de Turismo Rural em Tangará da Serra

Com foco no desenvolvimento turístico, na geração de oportunidades e na diversificação dos atrativos de Tangará da Serra, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou nesta segunda e terça, 12 e 13/07, curso de Turismo Rural.

A primeira-dama, Silvana Ló Masson, prestigiou o curso, juntamente com o secretário de Agricultura, Rogério Rio. As atividades aconteceram na Escola Sdoldi Storck e contaram com a participação de 16 alunos, que receberam informações sobre os mais variados assuntos ligados ao turismo rural, como logística, organização e divulgação dos atrativos turísticos.

O objetivo do curso, segundo o secretário de Agricultura, é ampliar o olhar sobre os atrativos rurais do Município, fornecendo aos interessados, ferramentas que possibilitem a identificação e implantação de negócios turísticos a partir dos recursos cultivados, aliados às habilidades e vocações de cada localidade.

O Município de Tangará da Serra tem a vocação para o Turismo Rural, pois possui em sua essência e origem forte ligação com o homem do campo e a natureza. São inúmeras propriedades e fazendas com potencial turístico, além de belezas naturais ímpares, que podem ser trabalhadas em prol do desenvolvimento do turismo rural local.

Dentre os assuntos abordados no curso, que contou com a participação de pessoas ligadas a área turística, cultural, esportiva, entre outras, cita-se a definição de estratégias para a criação de calendário de eventos, valorização do artesanato local, implantação de roteiros com foco no turismo rural, como trilhas e caminhadas ecológicas.

“Nossa meta é criar rotas turísticas visando a ampliação da comercialização, em pontos estratégicos, de produtos da agricultura familiar e artesanato. Temos uma diversidade de produtos que podem ser agregados, como doces, produtos processados e embutidos”, explica o secretário Rogério Rio.

Texto: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação
Fotos: Neusino Pereira/Assessoria de Comunicação