“É a certeza de um futuro melhor, com proteção e segurança à nossa população”, afirma prefeito sobre as 21 mil doses de vacina

O prefeito municipal, Vander Masson, e a secretária municipal de Saúde, Gicelly Zanatta, anunciaram durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira, dia 16/07, que o Município organiza uma grande ação para aplicação das 21.570 doses de vacina contra a COVID-19 que Tangará da Serra recebeu do Ministério da Saúde por pertencer à faixa de fronteira em Mato Grosso.

“É a certeza de um futuro melhor, com proteção e segurança à nossa população”, afirmou o prefeito. “Com certeza, as pessoas imunizadas estarão menos suscetíveis a uma gravidade da doença. Essa imunização é fundamental para a gente salvar vidas”, avaliou o prefeito Vander, anunciando a criação de novo ponto de vacinação no Centro Cultural, que atenderá a partir de terça-feira.

“Essa foi uma reivindicação que o Governo do Estado fez ao ministro da Saúde, durante visita recente a Mato Grosso, e graças a Deus fomos atendidos e estamos recebendo essas mais de 20 mil doses de imunizantes, doses de esperança”, comentou o prefeito.

De acordo com o prefeito Vander e com a secretária, Gicelly Zanatta, a previsão é de que as doses cheguem a Tangará da Serra neste sábado, 17/07, e um grande mutirão de vacinação será iniciado já a partir de segunda-feira, com grande efetivo de servidores e trabalho nos três turnos: manhã, tarde e noite.

“Vamos fazer um grande esforço, uma grande força-tarefa. Nossa meta é imunizar, com a primeira dose, essas 21 mil pessoas em no máximo 10 dias, a partir de segunda, mas vamos nos esforçar para fazer essa imunização em sete dias”, disse o prefeito Vander.

Locais de Vacinação

O Plano Municipal de Vacinação contará com novo local para aplicação da vacina. Além do ponto de imunização tradicional, na Clínica da Família, o Município, em parceria com a Assembleia Legislativa, implantará um novo ponto de vacinação no Centro Cultural.

Acima de 40 anos

As pessoas com idade a partir de 40 anos serão vacinadas na segunda e terça-feira. A previsão é de imunizar mais de 4 mil pessoas nesses dois dias. As cadastradas com antecedência, através do link, devem visualizar a 9ª Lista de Convocação e comparecer à Clínica da Família nos dias 19 e 20 de julho (segunda e terça), no horário agendado, levando documentos pessoais e comprovante de endereço (contas de água, luz, telefone, título de eleitor, etc). As não-cadastradas devem aguardar anúncio de local, data e horário.

Metodologia

Após a imunização das pessoas acima de 40 anos, a Secretaria Municipal de Saúde iniciará na quarta-feira, dia 21/07, a vacinação dos moradores com idade abaixo de 40, em ordem decrescente, ou seja, primeiro serão vacinados aqueles com 39 anos, depois com 38 anos, e assim sucessivamente.

A população deverá ficar atenta ao site da Prefeitura, redes sociais oficiais do Município e aos órgãos de imprensa (TV, rádio, jornais, sites), pois serão amplamente divulgadas as faixas etárias, locais e horários de vacinação.

Faixa de Fronteira

Nesta quinta, Mato Grosso recebeu 177.250 doses de vacinas da Astrazeneca/Fiocruz, que devem ser aplicadas como primeira dose em população de fronteira e pessoas de 59 a 55 anos. Para este imunizante, o prazo de aplicação da segunda dose é de até 90 dias. A Faixa de Fronteira é regulamentada pela Lei Nº 6.634, de 02 de maio de 1979, que considera como fronteiriços municípios localizados a 150 km da fronteira com outros países. É o caso de Tangará da Serra, cujo território está na região da fronteira com a Bolívia.

Fonte: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação