Novo Planejamento Estratégico irá nortear judiciário pelos próximos seis anos

Promover a transformação digital e dar maior celeridade da prestação jurisdicional, garantindo maior satisfação do cidadão, além de aumentar a acessibilidade ao Judiciário, por meio do projeto Judiciário Digital, é uma das prioridades do Poder Judiciário de Mato Grosso do novo Plano Estratégico Participativo aprovado para os próximos seis anos.

O PEP 2021-2026 consolida temas e objetivos, resultados de um diagnóstico minucioso, com visão do futuro, baseada nas recentes mudanças mundiais, alinhando anseios dos mais diversos segmentos do Judiciário com a estratégia da instituição.

Uma das bandeiras da gestão da desembargadora Maria Helena Póvoas, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso é a equidade de gênero, isso é reforçado com a prioridade dada ao projeto “Proteção de vítimas de feminicídio e violência doméstica”, que tem por objetivo atuar de forma preventiva contra este tipo de violência, ampliando a conscientização social sobre o tema, a fim de reduzir o índice de reincidência dos casos.

Esses e outros 23 objetivos serão trabalhados em três biênios (três ondas), conforme classificação de prioridade da administração, por meio de projetos ligados a estratégia da instituição, considerando a situação atual e as particularidades regionais, sem perder de vista os Macrodesafios Nacionais, estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução N. 325/2020, que instituiu a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026 para todo o país.

O documento tem por finalidade estabelecer o caminho a ser percorrido pelo judiciário mato-grossense nos próximos seis anos, servindo como moderador na efetivação das mudanças e uma ferramenta administrativa para a construção de uma nova realidade, além de ser direcionador para o cumprimento da grande missão do judiciário: “uma prestação jurisdicional efetiva e transparente, por meio das soluções de conflitos. Em busca da paz social e da democracia”.

O PEP tem por conduta associar os recursos públicos disponíveis às necessidades da sociedade, colocando em prática melhorias continuas, garantindo celeridade no atendimento, assegurando a confiabilidade e satisfação dos serviços prestados.

O coordenador de Planejamento do TJMT (Coplan), Afonso Maciel, destacou que o Poder Judiciário de Mato Grosso vem avançando a cada ciclo na construção de seu Planejamento Estratégico, atendendo as demandas da sociedade. “Há dez anos os eixos direcionadores estavam na construção de uma infraestrutura adequada e em melhorar o atendimento ao jurisdicionado. O novo ciclo contempla a transformação digital, visando a redução no tempo de tramitação dos processos”, comparou.

O Plano Estratégico 2021-2026 do PJMT está disponível no Portal da Gestão Estratégica. Clique AQUI. https://gestaoestrategica.tjmt.jus.br/

Fonte: Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT