Fecomércio-MT - 62 anos desenvolvendo o comércio

Ser comerciante é acordar para ir trabalhar, antes de o sol nascer, e continuar a jornada mesmo após ele se pôr – muitas vezes sem direito à folga – na labuta durante os sete dias da semana.

A motivação de tanto esforço se deve pelo sustendo do próprio lar, e do lar daqueles que no comércio encontram emprego e renda.

Ser comerciante é equilibrar as contas diante de tanto aumento de impostos, e de ver cidadãos cada vez com menos poder de compra. 

É ser muitas vezes o faxineiro, o atendente e o entregador do seu próprio negócio. 

Alimentar expectativas, e não certezas diante do cenário político/econômico, e mesmo assim, realizar investimentos, ao invés de cortar gastos, com esperança de dias melhores.

Há mais de 40 anos, sinto na pele, diariamente, o que é ser comerciante, e as dificuldades que o empreendedor brasileiro encontra. 

Por isso, com o desafio de dar voz aos anseios dos comerciantes - aceitei a missão de presidir a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), considerada a maior entidade representativa das categorias em nossos estado.

Fundada em 09 de fevereiro de 1958, a instituição está há 62 anos promovendo o desenvolvimento do comércio de bens, serviços e turismo, seja com ações nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência, por meio do Sesc, ou pela escola de educação profissional voltada para o setor, o Senac.

Nossos braços sociais beneficiam além dos comerciários e seus dependentes, toda a população mato-grossense. 

A entidade representa mais de 300 mil empresas mato-grossenses, desde o comércio atacadista, varejista, armazéns, turismo/hospitalidade, bares/restaurantes, dentre outros estabelecimentos. A lista é grande, mas o propósito é único: garantir o sustento de milhares de famílias brasileiras, e estrangeiras que escolheram nosso estado para viver.

Nossa representatividade também pode ser demonstrada em números - o setor é responsável por quase a metade dos postos de trabalho existentes em Mato Grosso. Também contribuímos com 66% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o que equivale a mais de R$ 10 bilhões, destinados aos cofres do Estado.

Representatividade é estar atuante nas maiores discussões acerca dos projetos de lei que impactam ou que beneficiem o comércio na esfera estadual e federal, com o objetivo de proteger o comércio.

Não é uma missão fácil, mas é honrosa - fazer parte dos 62 anos da Fecomércio-MT , e atuar em defesa dos empregos gerados, de renda para os cidadãos, junto com o empenho da diretoria e associados que compartilham do mesmo propósito: promover o desenvolvimento do comércio, e ajudar a alavancar os setores econômicos e culturais do estado, e do país.

José Wenceslau de Souza Júnior é comerciante e presidente da Fecomércio, Sesc e Senac em Mato Grosso.