Deputado progressista quer alterar Lei do Olimpus

O objetivo é, aos molde do bolsa-atleta, conceder "bolsa-técnico" àqueles que atuarem como norteadores

O deputado estadual Paulo Araújo (PP) é autor de projeto de lei (PL 1149/19) que altera a Lei Estadual n° 8.157 de julho de 2004 instituída como o Projeto Olimpus. “A proposta dispõe acrescentar a concessão da bolsa-técnico, pois acredito que desta forma estaremos incentivando por meio de politicas públicas o estímulo necessário para que os jovens atletas possam prosseguir com seu aperfeiçoamento acompanhados dos seus técnicos”, defendeu Paulo Araújo.

Na matéria, ficam alteradas três artigos. No 2° Art, destaca-se que a concessão de bolsa-atleta e bolsa-técnico não gerará qualquer vínculo entre atletas beneficiados e a administração pública estadual.

Já a outra alteração é no 9° Art, sobre a concessão da bolsa-atleta e ou bolsa-técnico dirigidas à Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (SEEL), devendo o atleta fazer a juntada de indicação, formalizada por escrito, da respectiva entidade regional de administração do desporto.

E a última alteração é no 14° Art. Que estipula que as bolsas atletas e bolsas-técnico serão concedidas pelo prazo de um ano, isto é, configurando o recebimento de 12 parcelas mensais.

Segundo o parlamentar, o Brasil começa a se destacar especialmente nos jogos Pan-americanos e Mato Grosso tem deixado a desejar no que diz respeito à incentivos na área esportiva, especialmente no que diz respeito à formação de atletas.

“Em Mato Grosso, é sabido que a maioria dos atletas vive situações bastante difíceis, pois com raríssimas exceções possuem patrocínios de grandes empresas e, desta forma muitos atletas que possuem um grande potencial desistem por não ter técnicos que possam acompanha-los a desenvolver suas potencialidades”, pontuou Araújo.

Fonte: NAJYLLA NUNES / Gabinete do deputado Paulo Araújo