Tangará participa de Semana da Ciência, Tecnologia e e Inovação

Grupo de Tangará participa de um dos maiores eventos da ciência do país

Tangará da Serra participa a partir da noite desta terça-feira, dia 16 de outubro, da 15ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), que é considerado o maior evento de popularização da ciência do país. A Semana acontecerá na Arena Pantanal e seguirá até a próxima quinta-feira, dia 19 de outubro, oportunidade em que as professoras Agna Correa, Amanda Fernanda e Silvana Copcoski estarão apresentando seus projetos elaborados em Tangará da Serra juntamente com os alunos Alex Cristofolini, Mishell Laurentti e Laís Vitória.

De acordo com a professora Silvana Copcoski, a equipe composta por profissionais da Educação e estudantes sairá às 9 horas de hoje rumo à Cuiabá para participar do evento, que é muito aguardado por toda a comunidade escolar. “Estamos muito felizes em participarmos desse evento, vamos aproveitar o máximo. Essa é a segunda vez que participo da Semana, então é motivo de muita alegria”, comentou a professora, que recentemente realizou a 1º Olimpíada de Foguete de Tangará da Serra, onde alunos puderam ficar por dentro de atividades práticas ligadas a astronomia.

Experimentos de escolas e universidades, palestras, jogos, oficinas e outras atividades de popularização da ciência, são os destaques da 15ª SNCTI, que já acontece há quinze anos e é uma realização da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), coordenada nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A Semana ainda contempla a 10ª edição da Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação – X MECTI, uma ação anual promovida pela Secitec, que trabalha o despertar da curiosidade científica nos alunos da rede pública e privada, fortalecendo e ampliando Mostras e/ou Feiras Municipais de Ciências, Tecnologia e Inovação por todo Estado.

Telescópio construído em Tangará será apresentado durante evento

Durante os três dias da 15ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), os profissionais da Educação e estudantes de Tangará da Serra apresentarão um telescópio que foi construído na cidade. Com materiais recicláveis compostos de cano PVC, madeira e outras propriedades. O equipamento foi construído pelos próprios professores e alunos que se engajaram na atividade.

“Ficamos impressionado porque estávamos receosos, sendo que construir um telescópio não é fácil. Conseguimos o ângulo correto e tudo mais. Cheguei a pensar: meu Deus, se a gente chegar ao final e não conseguir ver nada, vou ficar muito triste. Felizmente deu tudo certo”, revelou a professora Silvana Copcoski, que já realizou observações com o telescópio, oportunidade em que pode ver de perto a Lua e o planeta Saturno juntamente com alunos envolvidos no projeto.

Ainda durante a SNCTI, a professora Silvana também ministrará a palestra ‘Interdisciplinaridade na Matemática, Física, Ciência, Biologia, Arte e Astronomia: Uma missão possível’. Também representando Tangará da Serra, a professora Agna Correa ministrará uma oficina de arte.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS