Rotary instala “geladeira literária” na Prefeitura de Tangará

Foi instalada na manhã desta quinta-feira (11) no prédio da Prefeitura municipal a primeira unidade do projeto. Uma geladeira já fora de uso, foi transformada em guarda livros para uso da população enquanto aguarda atendimento em setores de serviço público.

Carlos Ramon Melo, o rotaryano Carlito, idealizador do projeto, falou com alegria da etapa de implantação que está apenas começando. “Agradecemos o apoio do Prefeito Fábio que nos cedeu os locais para instalarmos esta geladeira literária. É um projeto que vem sendo executado há quase um ano, porque todos os livros conseguimos com doações da comunidade. E agora, concluindo mais uma etapa, vamos deixar esta geladeira aqui na Prefeitura para que as pessoas tenham acesso. E de forma livre, porque podem pegar os livros, levar para casa, ler e depois devolver. E quem tiver mais livros para doar também será bem-vindo e estará ajudando toda a nossa comunidade”.

O Prefeito Fábio Martins Junqueira elogiou a iniciativa. “É uma parceria celebrada com o Rotary que planejou esta ação muito importante, que é a geladeira literária. A intenção é utilizar uma peça que já não seria possível usar para sua função normal como geladeira, mas adaptada, se torna um recipiente para acomodar livros, revistas, bibliografia apropriada para leitura dos cidadãos enquanto esperam algum atendimento”, disse.

Segundo o gestor, o projeto do Rotary gera um processo de conscientização sobre o que é reutilizável e deve ser reaproveitado pelos cidadãos e ao mesmo temo um estímulo ao conhecimento. “Algo que nossa sociedade está carente. Precisamos implementar projetos e ações para estimular leitura reflexiva e crítica, aquela que amplia conhecimentos, enfim, o ócio prazeroso. A pessoa está ali esperando um atendimento, mas está com um espaço que é prazeroso que é a leitura sadia, de bibliografia cedida pelos cidadãos através deste projeto. Aproveito para agradecer ao Rotary que tem sido muito parceiro. Cada clube tem projetos diferentes, mas são sempre parceiros, não só do município, mas do estado e da nação também. Mais uma vez registro a nossa satisfação por esta parceria com o Rotary”.

Outras “Geladeiras Literárias” serão instaladas no prédio da antiga Prefeitura onde funciona hoje o SAMAE, o PROCON e o Sine. O Hospital Municipal e a Rodoviária também serão beneficiados.

Fonte: Marlenne Maria com Asis Wébio - Redação RP