Saúde realiza mais de 200 preventivos durante "Mutirão da Mulher"

Além dos preventivos, mutirão realizou 320 testes rápidos

Em alusão ao Outubro Rosa, que é uma campanha internacional de prevenção ao câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra iniciou no último dia 15 uma série de atividades voltadas às mulheres. Neste sábado, dia 20 de outubro, a saúde pública promoveu o ‘Mutirão da Mulher’, oportunidade em que 217 coletas de exame papaniculau foram realizadas, sendo 85 no Posto Central, 53 na Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Presidente, 20 na Vila Nazaré, 34 na Cohab Tarumã e 25 no Tangará II.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, as expectativas foram atingidas diante da participação das mulheres nos pontos estratégicos da Saúde.

“Foi excelente, a gente está muitio feliz pelos dados obtidos. Agradeço a participação de todos os profissionais envolvidos”, avaliou o secretário, ao destacar que além dos 217 exames preventivos, a saúde pública promoveu a realização de 60 mamografias e 320 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais.

“Salientamos que estamos desde o começo do mês realizando atividades do Outubro Rosa. Todas as unidades estão realizando exame preventivo no período da tarde, e no Posto Central exames de mamografia durante o dia inteiro”, disse Bonfim, relatando ainda que em torno de 10 mamografias são realizadas diariamente pela saúde pública em Tangará da Serra.

CAPACITAÇÃO - Dando continuidade as atividades do Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde promoverá na próxima quinta-feira, dia 25 de outubro, mais uma capacitação com médicos e enfermeiros. O encontro acontecerá no Centro Cultural, e abordará os temas ‘Protocolo de Câncer de Útero’ e também sobre ‘Planejamento Familiar’, para que os profissionais levem os ensinamentos para as unidades onde trabalham.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS