Escola João Batista promove II Chá Literário: Mato Grosso em Prosa e Verso

Escritores serão homenageados pela comunidade

Oito escritores mato-grossenses serão homenageados nesta terça-feira, 23, por professores e alunos da Escola Estadual Professor João Batista.

Os autores Aclyse de Matos, Agnaldo Rodrigues, Aroldo Abreu, Dante Gatto, Everton Barbosa, Irene Rezende, Lucinda Persona e Marta Cocco são os convidados especiais do II Chá Literário: Mato Grosso em Prosa e Verso, promovido pela unidade educacional.

O encontro é resultado de um projeto iniciado no ano passado, cujo objetivo é promover a aproximação de autores mato-grossenses e leitores, especialmente alunos do 9º Ano ao 3º Ano do Ensino Médio da escola. “Mostrando para os alunos da educação básica que é possível apaixonarem-se pela literatura, vivenciando os nossos hábitos e costumes”, afirma a professora Ângela Maria da Silva Elias, idealizadora do projeto. “Neste encontro também temos como foco principal aproximar a escola básica do Programa de Pós Graduação em Estudos Literários – PPGEL [promovido pela Unemat Tangará], uma vez que contribui na formação do professor pesquisador. Por isso, estudar literatura aqui é tão possível como fazer uma graduação, pós-graduação e se tornar um especialista da área. Dessa forma, estimulando nossos alunos a sonharem com a leitura e a escrita”. 

Segundo a educadora, desde o início deste ano cerca de 200 estudantes estão trabalhando em sala de aula as obras desses autores, com leituras e produção de textos, e agora seguem para uma nova etapa – com o Chá Literário e seguirá, posteriormente, com uma viagem com os alunos destaques na escrita para conhecer a Academia Mato-grossense de Letras, em Cuiabá, uma Mostra Literária, e, finalizando, com a Noite de Autógrafos.

O Chá Literário acontecerá nas dependências da escola, a partir das 19h, com a recepção dos autores, seguindo com um bate papo, apresentação de poesias e a roda de chá.

Fonte: Fabiola Tormes - Redação DS