Diário da Serra conclui trabalho e apresenta terceira Pesquisa Eleitoral

A sorte está lançada e a grande pesquisa será no domingo

O Diário da Serra conclui nesta quinta-feira, 4, o seu trabalho de pesquisa relacionado ao primeiro turno das eleições gerais deste ano, com as últimas informações dos eleitores tangaraenses sobre o voto para Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Estadual.

A intenção do DS não é determinar para a população quem serão os eleitos, até porque a pesquisa é feita apenas no colégio eleitoral de Tangará da Serra e as candidaturas concorrem em nível estadual e federal. Mas ela determina quem são as candidaturas que caíram na graça ou na preferência do tangaraense.

A pesquisa mostra por exemplo, que Jair Bolsonaro encantou o eleitor tangaraense já desde a primeira pesquisa e deverá ser de longe o mais votado por aqui. O mesmo acontece com o candidato a Governador Mauro Mendes que despontou desde a primeira amostra já deixando o atual Governador Pedro Taques em terceiro lugar. Jayme Campos e a Juíza Selma Arruda também se destacaram nas três pesquisas realizadas, com a segunda assumindo a primeira colocação em Tangará da Serra.

Na candidatura a Deputado Federal, quando muitos apostavam que Rogério Silva se destacaria em Tangará da Serra em razão do período que assumiu a Câmara Federal e conseguiu muitos recursos financeiros para obras importantes, além de contar com recursos públicos para campanha, o que aconteceu foi que Vander Masson surpreendeu em todas as três pesquisas contando com a preferência do eleitorado tangaraense.

Para Deputado Estadual, todos apostavam que devido a enxurrada de candidaturas, ninguém se daria bem e Tangará com sérios riscos de ficar sem representação. Mas aqui Saturnino Masson parece ter carreado a simpatia da maior parcela desses eleitores, pois liderou todas as três pesquisas realizadas. A surpresa foi Dr. João que brigou com Wagner Ramos desde a primeira.


Com base nisso, dá para afirmar que um tangaraense será eleito para o cargo que pleiteia? A resposta é NÃO. Porque não depende apenas dos votos de Tangará da Serra. Existe a possibilidade de algum candidato Mato Grosso afora, que pode estar pontuando mal nas pesquisas ou nem pontuando, mas poderá arrecadar um pouco de votos em cada cidade e no final surpreender com uma votação que o garanta no cargo.

Por outro lado, não podemos deixar de afirmar que receber uma expressiva votação no Município de origem pode facilitar a corrida ao cargo, mas isso dependerá também dos votos que estes candidatos venham a receber em outros municípios ou regiões.

Mas a pesquisa também mostrou maior desinteresse do eleitor para os cargos de Senador e Deputados, pois foi onde apareceu o maior número de indecisos, que por certo, definirão os nomes na última hora e sem sombra de dúvidas, terão que lançar mão da famosa colinha em razão de tantos nomes e números.

A sorte está lançada e a grande pesquisa será realizada no domingo, dia 7, quando a população dará seu voto definitivo e que poderá divergir dos números apontados, em razão do grande número de indecisos, mas não da tendência, da intenção já demonstrada pelo eleitor nas três pesquisas realizadas pelo DS.

Esta é uma privilegiada informação final: neste momento em Tangará da Serra temos ainda 32% de indecisos para Deputado Estadual, que deve representar algo em torno de 14 mil votos e para Federal os 39% de indecisos representam cerca de 17 mil votos que estão aqui, pertinhos de casa, e poderão ser conquistados melhorando a performance dos candidatos que aqui buscam seu voto.

Vale ressaltar porém, que a campanha no centro da cidade é muito boa, mas a maioria dos indecisos estão nos bairros da cidade.

Fonte: Mano Reski - Redação DS