Iniciada mudança da estrutura do Mater Dei para novo Hospital

Parte da mudança iniciou nesta quarta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde concedeu na manhã desta quarta-feira coletiva à imprensa para anunciar que a mudança da estrutura do Mater Dei para as novas instalações do Hospital Municipal Arlete Daysi Cichetti de Brito já iniciaram. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Itamar Bonfim, na última sexta-feira, 1º de julho, ele recebeu um documento do Prefeito Municipal Fábio Martins Junqueira, autorizando e definindo que a mudança para o complexo de saúde fosse feita o mais rápido possível. Contudo, segundo ele, era necessário obedecer as normas de vigilância sanitária. “Por isso, antes de realizar a mudança, primeiramente ainda no final de semana fizemos a desinsetização e desratização do ambiente. Essa parte está finalizada”, disse o secretário. Nesta semana, o prédio, conforme Bonfim deverá receber a visita técnica do Corpo de Bombeiros.

Finalizada essa parte, o próximo passo de acordo com o secretário, foi sentar com as equipes administrativa, coordenação de enfermagem e médica para definir a forma que seria feita a mudança. Assim, explicou o secretário, nesta quarta-feira foi levada para a nova instalação toda parte da farmácia do Mater Dei, parte de equipamentos e móveis do local.

Hoje [quinta-feira] o restante da mobília do prédio será levada. O secretário aproveitou para pedir à população compreensão nesse período de mudança. “No momento que estivermos fazendo a mudança, dificilmente poderemos atender os pacientes nas novas instalações. Por isso pedimos para as pessoas que precisam de atendimento e não seja de urgência, para que procurem uma Unidade de Saúde da Família”, orientou Bonfim frisando ainda que no caso dos serviços de atendimentos de urgência e emergência realizados pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu), os pacientes serão recolhidos e levados para o Mater Dei, na parte da manhã. “Já hoje a tarde acredito que estaremos levando esses atendimentos para as novas instalações do Hospital Municipal”, disse.

Até a próxima sexta-feira, afirma o secretário, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) já estará com total condição de atender a população.

Unidades de Saúde funcionarão 12 horas, sem intervalo para almoço

Durante a mudança para as novas instalações do Hospital Municipal as Unidades de Saúde da Família (USF’s) funcionarão em horário diferenciado. O anúncio foi feito pela coordenadora da Atenção Básica, Lucileia Rodrigues. Segundo ela, as 26 unidades [pontos de atendimento] estarão funcionando sem intervalo para almoço das 7h às 19h. “Estaremos então 12 horas funcionando direto para dar esse apoio e fazer com que essa mudança ocorra da melhor forma possível”, afirma.

Lucileia aproveitou para pedir que população que não precisa de atendimento de urgência, não procure o Hospital Municipal, mas sim as unidades, que funcionarão normalmente com atendimento básico feito pela equipe composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Aqueles que necessitarem de um encaminhamento para urgência e emergência estaremos dando providência dentro das próprias unidades para esse atendimento específico”, frisou a coordenadora da Atenção Básica.

Ela ressaltou também que a mudança para o Hospital Municipal não é algo simples de se fazer, por isso as unidades estarão aptas a trabalhar e atender os pacientes. Porém, é preciso que a população colabore e não procure atendimento nesse período, se realmente não houver necessidade.

Pacientes começam a ser transferidos para o Hospital Municipal hoje

Os pacientes que estão internados no Mater Dei começaram a ser transferidos para a nova instalação do Hospital Municipal nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira. A estratégia, informou a responsável técnica da equipe de enfermagem do Mater Dei, Rita Alves, era iniciar primeiro a mudança do serviço de nutrição e farmácia. “E assim toda parte de estoque já começou a ser transferida ainda ontem para o novo hospital. E a parte mais complicada e complexa da unidade começa a ser transferida hoje”, afirmou a enfermeira. 

Desta forma, a primeira parte mudada será o pronto-socorro, que abrange toda a unidade de pronto atendimento do Mater Dei. “Levaremos os móveis e consequentemente com a chegada deles, remanejaremos os pacientes”, disse a responsável pelo setor, acrescentando que após serem levados os pacientes em observação, é a vez dos que estão internados.

Por último, como parte da estratégia de acordo com ela será transferida a unidade de estabilização em que se encontram os pacientes mais graves. Segundo a enfermeira como as 26 Unidades de Saúde da Família (USF’s) estarão dando apoio, e funcionando o dia todo, a equipe espera que não terão atendimentos de consultas no Mater Dei e assim a mudança possa ser feita com tranquilidade.

Fonte: Lucélia Andrade - Redação DS