Rotary abre Semana do Meio Ambiente com soltura de balões

O evento é tradicional em Tangará da Serra

O Rotary Clube Tangará da Serra Centro realizou ontem, 31 de maio, o tradicional Plantio Eólico com balões biodegradáveis. O evento aconteceu na Praça dos Pioneiros, com a soltura de 250 balões para abrir a semana do Meio Ambiente, sendo o dia 05 de junho, comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. De acordo com a presidente do clube social, Brígida Fischer, a ação conta com a parceria das secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Educação. “São balões biodegradáveis que vão voar e soltar a sementinha para sair pelo menos uma árvore de cada balão”, comentou Brígida, ao destacar que além do Plantio Eólico, a semana do Meio Ambiente também contará com a também tradicional limpeza das margens do Rio Sepotuba.

“No Rio [Sepotuba] estaremos no dia 07 de junho fazendo o encerramento dessa semana comemorativa. Vamos sair da Estância Modelo até a Estância Amazonas passando em todos os pesqueiros para conscientizar a preservação do Rio Sepotuba. Chegando na Estância Amazonas, vamos fazer a soltura de mais 250 balões”, relatou a presidente.

Atualmente, o Rotary Tangará da Serra Centro conta com a colaboração de 42 companheiros. Somado com familiares, aproximadamente 80 pessoas deverão estar envolvidas nas duas ações ambientais. “Estamos chamando todos os clubes de serviços. Na descida do Rio Sepotuba também contará com a presença da Sema, Polícia Ambiental e Bombeiros, que são parceiros e que vão juntos fazendo trabalho de fiscalização e recolhendo o lixo. Ano passado a gente juntou muito material, e inclusive esse projeto já vai completar uma década de existência”, frisou Brígida, ao ressaltar ainda que os projetos ambientais já tem surtido efeito entre a população. “Prova disso é que inclusive trocamos o local, pois antes a gente saia para baixo da cachoeira e agora vamos para o lado de cima, devido na região de baixo a população já está mais consciente. A gente também quer ampliar nos próximos anos o trajéto”, afirmou a presidente.

Fonte: Kelli Krause - Redação DS