Semana do Turismo é marcada por realização de eventos em Tangará

A semana que passou foi movimentada em Tangará da Serra. Diversos eventos promovidos pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) marcaram a Semana Nacional do Turismo, celebrada com palestras, visitações e apresentações culturais na comunidade.

Com uma programação extensa a Semana do Turismo começou com uma visita ao Parque Municipal Ilto Ferreira Coutinho, o tradicional Bosque localizado no Centro da cidade, no sábado, Dia Nacional do Turismo, ocasião em que o Prefeito Municipal Fábio Martins Junqueira afirmou sobre a importância da interação com o meio ambiente. “O turismo não se limita apenas à realização de eventos, quem pensa assim, está no caminho errado. O turismo passa pelas questões ambientais que precisam estar diretamente ligadas às atividades turísticas, com o objetivo de preservar e ao mesmo tempo promover o turismo ecológico”, disse.

O Chefe do Executivo falou também aos alunos de diversas instituições de ensino, públicas e privadas, que participaram da visitação ao Bosque. Contou um pouco sobre a história do lugar e posteriormente, acompanhado da Primeira Dama, Helena Simões Junqueira, do vice-prefeito e Secretário de Administração, Zé Pequeno, do Secretário de Meio Ambiente, Ander Santos, da Secretária de Turismo, Hiara Hernandes, e da Secretária de Assistência Social caminhou pelo Parque com os alunos.

CASA DE RONDON – No domingo, 03, a comitiva da Prefeitura Municipal seguiu para a Casa de Rondon, Patrimônio Histórico, Tombado pelo Estado de Mato Grosso, localizado no Assentamento Antônio Conselheiro e que reserva um rico conteúdo histórico para o Município, pois foi lá que o Marechal Cândido Rondon ficou por duas ocasiões em que esteve nessa região durante a abertura das linhas telegráficas no interior.

Para tratar sobre esse rico assunto Hiara Hernandes convidou o Professor, Doutor em História, Carlos Edinei, para ministrar uma palestra sobre a trajetória de Cândido Rondon em nossas terras e sobre o contexto histórico da sede de fazenda que serviu de hospedagem para o famoso personagem da história brasileira com destaque em todo o mundo. “Esse evento foi de fundamental importância, principalmente do ponto de vista histórico, pois muitas informações que talvez nunca tivessem passado nem pelo nosso imaginário puderam nos ser contada através da palestra do Professor Carlos Edinei”, disse a Secretária de Turismo.

Em seu pronunciamento a alunos, professores e comunidade presente, o Prefeito Fábio Junqueira contou um episódio histórico que dá nome ao tradicional “Rio Sepotuba”. “O Sepotuba na verdade tem seu nome dado pelo Marechal Cândido Rondon de Rio Tenente Lira em homenagem ao Tenente que fazia parte de sua comitiva que morreu afogado nessas águas e seu corpo nunca foi encontrado”, informou o Chefe do Executivo, profundo conhecedor de História.

A visita à Casa de Rondon foi acompanhada ainda pela Primeira Dama, Helena Junqueira, pelo Secretário de Infraestrutura, Chico Clemente, pela Secretária de Assistência Social, Marli Franchini, pelo vice-prefeito e Secretário de Administração, Zé Pequeno, pelo Diretor do Samae, Wesley Lopes Torres e pelo Secretário de Educação, Junior Pimenta.

JOAQUIM DO BOCHE – A comunidade do Distrito de São Joaquim, o chamado Joaquim do Boche, recebeu o fechamento da Semana do Turismo, ainda no domingo, com as apresentações culturais realizadas pelo Ponto de Cultura do Município.

O teatro recreativo proporcionou entretenimento à comunidade local. Foram feitas, pelo Ponto de Cultura do Município, duas apresentações – teatro e dança de rua. Cerca de 120 pessoas acompanharam as apresentações. Em sua fala o Prefeito destacou a importância de atividades culturais como aqueles realizadas junto à comunidade do Joaquim do Boche, finalizando a Semana do Turismo em Tangará da Serra.

Fonte: Diego Soares - Assessoria de Imprensa