Apae Tangará da Serra realiza na próxima semana 3º Seminário Estadual de Educação Especial

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tangará da Serra – Escola Especial Raio de Sol – realiza na próxima semana, a terceira edição do Seminário Estadual de Educação Especial. O evento será realizado no Centro Cultural Pedro Alberto Tayano entre os dias 25 e 29 de julho, nos períodos vespertino (das 13h às 17h30) e noturno (das 19h às 22h30).

Segundo a coordenação do evento, os temas discutidos durante o seminário serão variados e o encontro contará com a presença de vários segmentos da Educação Especial com renome no cenário educacional brasileiro. “A abrangência do tema visa possibilitar a reflexão sobre a prática pedagógica diária, a ampliação e o desenvolvimento do saber na perspectiva dos avanços frente à Educação, em destaque a Educação Inclusiva”, explicam.

A programação inicia no dia 25, às 13h, com credenciamento e entrega de material; abertura oficial do evento e palestra com a Coordenadora Nacional das Ações Pedagógicas da FENAPAEs, Fabiana Maria de Graças Soares (MS). Ela falará sobre “Educação Inclusiva – Diferentes Olhares – Área de Deficiência Intelectual”. No mesmo dia, só que no período noturno, a programação segue com a palestra sobre “Práticas Pedagógicas nos Programas de Educação com perspectiva Inclusiva”, também com a palestrante Fabiana Soares.

No dia 26, terça-feira, a programação continua com a palestras nos períodos vespertino e noturno da palestrante Marisa Bispo Feitosa (PR), do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional. Ela falará sobre “A Política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva”; “Adaptação curricular e avaliação dos alunos inclusos”; e “Ludicidade e aprendizagem”.

Na quarta-feira, 27, “A Política do AEE na rede pública de ensino no Estado do Paraná” será o tema da palestra da psicóloga Eliete Cristina Berti Zamproni (PR), do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional. Já no período noturno, a programação segue com as palestras dos promotores de justiça do município, Renee do Ó Souza e Antonio Moreira da Silva. Eles falarão, respectivamente, sobre “Abuso sexual – uma triste realidade” e “Garantia de direitos - Plano Legislativo destacando o Estatuto da Pessoa com Deficiência em nível estadual e nacional.”

Dia 28, na programação terá a palestra do mestre em Educação para Ciência, Ricardo Desidério (PR), com tema “Bullying: violência Oculta na Escola e na Família - Tema: “Educação e Sexualidade – uma questão em construção”. Na ocasião, será feita ainda uma apresentação dos resultados do 1º Seminário Municipal de Avaliação da Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência Intelectual em Tangará da Serra.

E finalizando, dia 29, haverão as palestras do Coordenador do Núcleo de Políticas para a Economia Solidária, Neuri Eliezer Senger, e da representante do Conselho Municipal de Economia Solidária, Aparecida G. Pacheco Rodrigues, sobre “Oficina de Economia Solidária: desafios e possibilidades”; da coordenadora da Educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Tangará, Kátia Beck, com o tema “Um olhar sobre a Agressividade na Infância” e do mestre em Gestão de Pessoas da Unemat, Ivon de Mello Trelha, com o tema “Saber Empreender”. Além das palestras, haverão apresentações culturais e um grande feirão de brinquedos e materiais didático-pedagógicos.

EXPOFLOR - Além do 3º Seminário Estadual de Educação Especial, a comunidade apaeana se prepara para realizar também a 2ª edição da Expoflor Verde & Flor.

O evento será realizado na quadra da Apae, a partir do dia 4 de agosto, seguindo até o dia 14. Nos mesmo moldes do ano passado, haverá cerca de 400 espécies de plantas (flores, folhagens e plantas frutíferas), todas a preços populares, vindas diretamente da “Cidade das Flores”, Holambra, em São Paulo.
 
Fonte: Fabíola Tormes - Redação Diário da Serra