8 de Março: Presidente do TJMT agradece contribuição de mulheres ao Judiciário

O Dia Internacional da Mulher deste ano registra um novo marco nos 146 anos da história do Poder Judiciário de Mato Grosso. Após 30 anos, o Tribunal de Justiça (TJMT) volta a ser presidido por uma mulher. Se há três décadas a palavra de ordem era pioneirismo feminino, este ano é equidade de gênero.

Esta é uma das bandeiras da atual gestão, composta pela presidente, desembargadora Maria Helena Póvoas, vice-presidente, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, e corregedor-geral da Justiça, desembargador José Zuquim Nogueira.

Neste dia 08 de março, a presidente do Tribunal faz questão de lembrar das mulheres magistradas que vieram antes dela, valorizar as colegas que atuam neste momento e preparam o caminho para que novas juízas e desembargadoras cheguem e possam dar continuidade aos avanços femininos nesta história.

Em um vídeo-homenagem às mulheres, Maria Helena Póvoas cita a chegada, há 52 anos, da magistrada Shelma Lombardi de Kato ao Poder Judiciário de Mato Grosso, em 1969. “Por 12 Anos, Shelma foi a única representante feminina na magistratura do Estado. Enfrentando um cenário exclusivamente masculino”, destaca a presidente do Judiciário.

Shema Lombaardi de Kato abriu as portas do Segundo Grau para as mulheres. Tornou-se a primeira desembargadora e
m 1985 e foi a primeira presidente do sexo feminino do Tribunal (1991/1993).

A própria trajetória da presidente tem o pioneirismo registrado. Maria Helena Póvoas foi a primeira mulher a presidir a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e a primeira mulher a tomar posse no Tribunal em vaga destinada ao Quinto Constitucional pela Ordem. Foi vice e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), na gestão passada ocupou o posto de vice-presidente.

Com este histórico de conquistas, a desembargadora presidente avalia que a luta pela igualdade de gêneros avança lentamente no Judiciário. “Um reflexo da sociedade em que estamos inseridos”, afirma. Entretanto, lembra que aos poucos, elas estão assumindo as Varas espalhas pelas Comarcas do Estado e chegando ao desembargo. E cita que entre os anos de 1985 e 2016, 115 juízas foram empossadas em Mato Grosso.

Atualmente, a magistratura mato-grossense conta com 29 desembargadores, sendo nove desembargadoras, e dos 247 juízes, 85 são mulheres. “Mulheres que atuam como agentes da transformação e demonstram que é possível, sim, alcançar a eficiência com equidade”, declara Maria Helena.

“A todas as magistradas de Mato Grosso, o nosso muito obrigada por contribuírem, com bravura, sem perder a doçura, para uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária”, agradece.

Assista ao vídeo-homenagem clicando AQUI

Fonte: Alcione dos Anjos - Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT