Lions Tangará e moradores plantam mais de 150 árvores

Na área urbana foram entregues e plantadas 31 mudas de árvores

O Lions Clube Tangará da Serra retomou na última semana as ações do Projeto Caminhos, com o plantio de mudas de árvores frutíferas e ornamentais nas áreas urbana e rural do Município.

Neste ano, segundo a presidente Fabíola Tormes, o plantio ganhou o reforço dos próprios moradores, em razão da dificuldade de envolver um grande número de associados para ação, diante da pandemia do coronavírus. “Este ano mudamos um pouco a dinâmica dos plantios, que eram feitos pelos próprios associados, repassando as mudas que foram produzidas em nossos viveiros aos moradores”, explica a responsável, ao destacar que nos plantios um grande número de associados participa. 

Na área urbana foram entregues e plantadas 31 mudas de árvores de diferentes espécies, entre elas ipês, pata de vaca, jacarandá e frutíferas (estas últimas são do Viveiro Municipal). Na casa da Dona Ilda, moradora do bairro Valência, por exemplo, foram plantados caju e acerola no quintal para, no futuro, amenizar o calor na casa, além de produzir deliciosos frutos. O plantio foi feito neste domingo, 31.

Além da área urbana, um grande plantio foi realizado na localidade da Gleba Aurora pelo morador Edmilson Leocádio. As mudas de ipês foram cultivadas pelos associados e repassadas ao parceiro, que realizou o plantio neste final de semana. “Sou grato por está parceria”, agradeceu Edmilson Leocádio, ao contar que já havia buscado mudas de ipês em outros locais, porém não tinha conseguido a quantidade suficiente.

Agora, através do Lions Clube Tangará, plantou 120 mudas de ipês – de cores variadas, a beira da estrada, em um corredor que da acesso a propriedade, e que em breve embelezará a região. 

Além desses já plantados, outras 180 mudas estão reservadas para outros moradores que solicitaram e farão o plantio em propriedades rurais localizadas no Assentamento Antonio Conselheiro e Pecuama neste mês de fevereiro. 

Somente nos últimos cinco anos, o Lions Clube Tangará da Serra já plantou mais de 2,5 mil árvores de ipês, que já estão crescendo e contribuindo com o meio ambiente.

Essas mudas são produzidas pelos próprios associados, em Viveiro do Lions Clube Tangará da Serra, localizado junto a espaço cedido na Chácara Imperial e também viveiro construído na sede do clube, no centro da cidade. O trabalho inicia com a colheita das sementes, segue com germinação e a produção das mudas de árvores de ipê branco, roxo, amarelo, rosa, além de patas de vaca e jacarandás, e, finalmente, o plantio.

A produção no viveiro é constante e todo ano são produzidas mais de mil mudas para atender a demanda do Clube, que cresce a cada ano. Nestes quase cinco anos do projeto, mais de 2500 mil árvores já foram plantadas no Município de Tangará da Serra (200 em 2016, 800 em 2017, 791 em 2018 e 780 em 2019 e início de 2020), em suas comunidades rurais e áreas urbanas, e são frequentemente acompanhadas pelos associados e pela comunidade.

Fonte: Redação DS