Instituto Ciranda disponibiliza novas vagas para estudantes de música

Bem como os cursos de instrumentos musicais, as inscrições são gratuitas e os interessados devem se matricular pelo site da instituição até a próxima sexta-feira (14.02)

O Instituto Ciranda, escola social de música que oferece aulas gratuitas de instrumentos de orquestra a crianças e adolescentes, chega este ano a sua 17° temporada ininterrupta.

Matrículas estão abertas a partir desta segunda-feira (10.02). As inscrições para o processo seletivo podem ser realizadas pelo site da Instituição até a próxima sexta-feira (14.02). Além das aulas sem qualquer custo aos estudantes, o Instituto Ciranda oferece ainda uniformes, todo o material didático e instrumentos variados para músicos iniciantes, na maioria dos casos. 

Os interessados podem optar pelos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo e contrabaixo (cordas); trombone, trompete, saxofone, flauta transversal e clarineta (metais e madeiras); variações de percussão; e aulas de canto coral.

Cidadão agora pode receber Diário Oficial pelo WhatsApp

A novidade veio para completar o pacote de modernização da Iomat, trazendo mais comodidade, praticidade e agilidade aos usuários

A partir de agora, a população poderá ter acesso ao Diário Oficial Eletrônico do Estado de Mato Grosso também pelo WhatsApp. As pessoas interessadas em receber o DOE pelo aplicativo de mensagens poderão entrar no site www.iomat.mt.gov.br a partir do dia 12 de fevereiro e realizar um cadastro, com nome completo, e-mail e celular.

Após a solicitação, a Iomat terá dois dias para concluir o cadastro e iniciar o envio da publicação, assim que ela for dispobilizada. A novidade traz mais comodidade, praticidade e agilidade para os cidadãos.

De acordo com o titular da Secretaria de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, a democratização dos atos do Executivo faz parte do processo de modernização da gestão pública. “Essa ampliação do Diário para o ambiente digital será feita constantemente, buscando sempre melhorar e facilitar o acesso das pessoas às informações oficiais, aumentando a transparência”.

Sertanejo corresponde a quase um terço da audiência de rádio no Brasil

A música sertaneja continua dominante no rádio brasileiro. A conclusão é de uma pesquisa realizada pela Crowley, empresa que semanalmente calcula as faixas mais tocadas nas rádios do país, e o Ibope, que calcula a audiência das estações.

Segundo o levantamento, a música sertaneja corresponde a 29%, ou quase um terço, de todo o impacto das rádios ao redor do país. Logo atrás, com 25%, está a música pop, que abrange tanto artistas brasileiros como Anitta e Iza quanto nomes estrangeiros, como Sam Smith e Maroon 5.

Para calcular o impacto, o levantamento leva em conta não apenas a quantidade de vezes que uma música foi executada, mas quantas pessoas ela alcançou no horário e estação em que ela foi tocada. Ou seja, o cálculo é de quantas vezes as faixas foram ouvidas.