Unemat abre turma para primeiro Mestrado Profissional em Educação Inclusiva

O programa tem como público alvo docentes em exercício na Educação Básica

O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei) oferta 150 vagas em oito instituições nacionais e internacionais, sendo 15 vagas para a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Sinop. O programa tem como público alvo docentes em efetivo exercício na Educação Básica das Redes Públicas de ensino.

O Profei nasceu de uma demanda posta pela Política Brasileira de Inclusão de aprimoramento profissional dos professores e gestores em todo território nacional: a formação continuada em consonância com as políticas públicas de inclusão escolar e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. 

O objetivo é desenvolver o processo formativo profissional para uma sociedade inclusiva, com metodologias inovadoras para construir habilidades e competências dentro do ambiente escolar e em seu próprio cotidiano, tanto no contexto social, familiar e profissional.

O mestrado tem como área de concentração a “Educação Inclusiva”, com três linhas de pesquisa: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva; Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva.

Inscrições

A inscrição para o Exame Nacional de Acesso será realizada exclusivamente pelo site: https://seletivoprofei.uemanet.net, até dia 04 de setembro.

Os candidatos deverão preencher o formulário eletrônico, segundo instruções disponíveis na página, anexar os documentos exigidos e o comprovante de pagamento da taxa de R$ 100.

Seleção

O processo seletivo será feito a distância de forma on-line e inclui: 1) Análise da carta de intenções do projeto de pesquisa e do currículo; 2) Arguição virtual da carta de intenções e do projeto de pesquisa, realizada de forma individual no período de 02 a 13 de outubro.

O resultado final será divulgado em 17 de outubro.

O programa

O Profei é um curso semipresencial com oferta simultânea nacional e internacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de Mestre em Educação Inclusiva. As aulas poderão ser ministradas à distância ou presencialmente, conforme determinação do Colegiado local de cada uma das Instituições Associadas que integram a rede Nacional.

O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.

O programa conta com a participação de instituições de ensino superior (IES) públicas das cinco Regiões do país e já está iniciando o processo de mobilidade/internacionalização com a participação da Universidade Aberta de Portugal.

Acesse edital completo: https://sigaa.unemat.br.

Fonte: Danielle Tavares | Assessoria/Unemat