Municípios adiam retorno às aulas para evitar disseminação do coronavírus

O retorno às aulas na rede pública de ensino é uma das principais preocupações dos prefeitos, que estão adiando a retomada das atividades escolares para evitar a disseminação do coronavírus nos municípios. Em Mato Grosso, mais de 30% dos municípios tem casos confirmados da Covid-19. Em Cuiabá, por exemplo, a suspensão irá até 14 de junho, de acordo com decreto assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Para orientar os gestores sobre o momento certo para o retorno, foi criada uma Comissão Especial que, com base em estudos técnicos e científicos, definirá com segurança a data de retorno das atividades escolares, bem como medidas sanitárias que devem ser tomadas. Nota técnica elaborada pela Associação Mato-grossense dos Municípios recomenda a suspensão até que a comissão defina uma data de retorno. O grupo de trabalho foi criado a pedido da AMM e é formado também por representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Sintep, União dos Conselhos Municipais de Educação, Undime, Defensoria Pública e a Assembleia Legislativa.

Documento elaborado pelo Todos pela Educação - organização da sociedade civil, sem fins lucrativos - intitulado O Retorno às Aulas Presenciais no Contexto da Pandemia da Covid - 19 aponta que o setor da educação está enfrentando grandes desafios com todas as mudanças ocorridas nos últimos meses. “A pandemia da Covid-19 tem trazido desafios imensos ao setor educacional, no Brasil e no mundo. O cenário sem precedentes exigiu rápida e inédita reação de políticos e gestores públicos de todos os países, que, de maneira quase universal, optaram pelo fechamento provisório de escolas públicas e particulares. No mundo, já são mais de 90% dos alunos impactados por essa medida, e no Brasil, a suspensão das aulas presenciais já é realidade em todas as Unidades da Federação”.

Fonte:Agência de Notícias da AMM