Veículos com gás natural poderão ser isentos de IPVA em MT

Deputado Wilson Santos cita contribuição ao meio ambiente

Os veículos de Mato Grosso abastecidos com gás natural poderão ser isentos da cobrança do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores). Esse é o teor do projeto de lei (PL 1040/2019) de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB).

O parlamentar cita, na defesa da matéria, a contribuição ao meio ambiente dos veículos com gás natural. “Propomos a isenção de IPVA para veículos movidos a GNV, que será compensada com o aumento de receita proveniente de maior utilização da fonte de energia”, disse.

Assim, a isenção seria uma forma de estimular a aquisição de veículos desta natureza, ao mesmo tempo em que visa contribuir com a preservação do meio ambiente, uma vez que se trata de combustível com baixa emissão de poluentes comparado ao tradicional álcool e gasolina comercializados em postos de combustíveis.

“Para o meio ambiente, o GNV reduz em 15% a emissão de dióxido de carbono, quando comparado ao etanol, e em 20%, quando comparado à gasolina. Sua distribuição se realiza por gasodutos, sem a utilização de caminhões de combustível. Por apresentar grande economia, é considerado um combustível popular, em especial a profissionais que utilizam veículo como ferramenta de trabalho”, diz um dos trechos.

No dia 25 deste mês, o governo do estado assinou contrato que assegura o fornecimento firme de gás natural da Bolívia para Mato Grosso. A formalização garante a entrega de 1,5 milhão de metros cúbicos (m³) do combustível ao mês a partir de 1º de outubro.

O contrato foi pactuado entre a Companhia Mato-grossense de Gás (MT Gás) e a estatal boliviana Yacimientos Petroliferos Fiscales Bolivianos (YPFB). Pelo planejamento, a ideia é que em curto prazo seja criada uma sociedade entre as estatais para expandir a cadeia do gás natural. O gás deve atender a indústria e veículos movidos ao combustível.

Fonte: RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos

Sicredi apresenta soluções financeiras aos empreendedores e se aproxima dos associados

Cooperativas que atuam na região Centro Norte participam do evento promovido pelo Sebrae MT com dois estandes, um para convivência e outro destinado aos negócios

Cooperativas do Sicredi na região Centro Norte, que abrange os estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, participam da 11ª edição da Feira do Empreendedor, em Cuiabá. Realizado de hoje (26.09) até sábado (28.09) no Centro de Eventos do Pantanal, o evento tem a expectativa de receber um público de 4,5 mil pessoas por dia, onde os empreendedores poderão se capacitar, conhecer tendências e fazer negócios. A programação começa às 15h e vai até 21h com entrada gratuita em oficinas e palestras.

Para estar próximo dos seus associados, bem como prospectar novos, o Sicredi estará presente na feira com dois estandes. Um deles é um espaço de convivência onde os empreendedores poderão tirar fotos, trocar cartões de visita e interagir com a marca. O outro é direcionado aos negócios, onde assessores e gerentes de Negócios Pessoa Jurídica das cooperativas estarão à disposição durante toda a feira para atender os visitantes, sejam eles associados ou não. Eles apresentam as soluções financeiras que o Sicredi oferece às empresas com destaque para máquina de cartões (POS e Compacta), linhas de crédito e cartões.

“Nossa missão é estar próximo dos nossos associados e ajudá-los no desenvolvimento e crescimento dos seus negócios, sejam eles micro, pequenos, médios ou grandes empresas. Para isso, oferecemos soluções financeiras conforme o seu perfil e suas necessidades. Nossos assessores e gerentes atuam como consultores financeiros e orientam sobre os produtos mais indicados, para que a contratação seja assertiva e dê o retorno esperado”, afirma o gerente de Negócios Pessoa Jurídica da Central Sicredi Centro Norte, José Antônio Vilela.

Na região Centro Norte, o Sicredi tem aproximadamente 56,7 mil associados pessoa jurídica, sendo que 80% desta base é formada por microempreendedores individuais (MEIs) e pequenos empresários, totalizando cerca de 45 mil empresas. “Diante desse quadro é importante a participação do Sicredi na Feira do Empreendedor pois dessa forma podemos iniciar e fortalecer o relacionamento com as pequenas empresas”, complementa Vilela.

No 1º semestre deste ano, o segmento PJ foi responsável pela contratação de R$ 1,4 bilhão em crédito na região Centro Norte, sendo que as linhas mais acessadas foram capital de giro (33% do total emprestado), financiamentos + veículos (23%) e antecipação de recebíveis (13%). “Temos todas as soluções financeiras oferecidas pelas instituições tradicionais com a vantagem de termos taxas mais competitivas, atendimento ágil e relacionamento próximo. No caso das pessoas jurídicas, além do crédito para ajudar no giro mensal dos negócios e nos investimentos para melhoria das empresas, temos a máquina de cartões, com ou sem fio, e a novidade que é a máquina compacta. Tudo para facilitar o dia a dia dos nossos micro, pequenos e médios empreendedores associados”, afirma o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof, ao acrescentar que as cooperativas atuam para ajudar seus associados a crescer e promover o desenvolvimento local.

Vale lembrar que o Sicredi entrou no mercado de adquirência em novembro de 2017, com o lançamento de uma máquina de cartões própria. Em agosto deste ano, a instituição financeira cooperativa lançou a máquina Compacta de cartões. Atualmente, na região Centro Norte, mais de 12,3 mil estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços usam a máquina do Sicredi, o que facilita o recebimento de suas vendas. “Temos as soluções completas para os empresários fazerem a gestão financeira do negócio. Linhas de crédito, meios de pagamento, antecipação de recebíveis, produtos de cobrança, entre outros. Com a vantagem de que parte de toda a movimentação feita na cooperativa volta para o associado ao fim do exercício, com a distribuição dos resultados”, ressalta Vilela.

Sobre a feira

A Feira do Empreendedor terá 33 palestras, sendo três magnas com Rick Chester, Geraldo Rufino e Felipe Tito; 25 oficinas, 27 palestras/TED (modelo de curta, com no máximo 20 minutos), sete painéis, cinco sessões de cine empreendedor. Ao todo são 90 modalidades de capacitação como palestras, oficinas, pitchs nas áreas de vendas, atendimento, marketing digital, recursos humanos, entre outros. São mais de 100 oportunidades de negócios nos setores de franquia, comércio, serviços, máquinas e equipamentos, negócios digitais, negócios do campo e sustentáveis. Além do espaço dos expositores, a ser instalado no Pavilhão das Nações, num formato aberto possibilitando que os empresários se conectem entre si, haverá a Arena Lab com 70 lugares para as palestras/TED e outras manifestações.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem aproximadamente de 457 mil associados, com 175 agências em 140 municípios.

ASSESSORIA DE IMPRENSA SICREDI CENTRO NORTE
Íconepress Assessoria de Imprensa e Agência de Conteúdo
Paola Carlini (65) 3642-3303 - 9 8404-9656

Renato Gouveia se reúne com Senadores Wellington Fagundes e Selma Arruda

A pauta com os Senadores foi um pedido de apoio aos projetos protocolados por Renato Gouveia no Congresso Federal

O Prefeito em Exercício de Tangará da Serra, Renato Gouveia (PL), se reuniu com o Senador Wellington Fagundes (PL) e a Senadora Selma Arruda (PODE). Os encontros aconteceram nos respectivos gabinetes dos Parlamentares em Brasília por ocasião da ida do Chefe do Poder Executivo local à Capital Federal protocolar projetos de infraestrutura que beneficiam o Município.

A pauta com os Senadores foi um pedido de apoio aos projetos protocolados por Renato Gouveia no Congresso Federal reivindicando emendas parlamentares para Tangará da Serra.

“Consegui protocolar pedidos de emendas em benefício do nosso Município junto a toda a bancada de Deputados Federais e Senadores por Mato Grosso. Agradeço o apoio do Senador Wellington Fagundes e da Senadora Selma Arruda. Fomos muito bem recebidos por ambos. Colocando seus gabinetes a disposição de Tangará da Serra para postulações futuras”, informou o Prefeito.

Por dois dias em Brasília, Renato Gouveia se reuniu nesta ainda com o Senador Jayme Campos e os Deputados Federais José Medeiros, Emanuelzinho, Carlos Bezerra e Neri Geller, que é o líder da bancada de Mato Grosso na Câmara Federal.

De gabinete em gabinete, o Prefeito reivindicou aos parlamentares matogrossenses apoio em agendas específicas junto ao Governo do Presidente Jair Bolsonaro. “Pedimos que nossos parlamentares atuem junto ao Presidente da República na aprovação e liberação de recursos para projetos de médio e longo prazo para Tangará da Serra”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa