Hélio da Nazaré solicita do Estado ampliação da Vacinação contra gripe em Tangará

Hélio da Nazaré (PSD) encaminhou ao governador Mauro Mendes (DEM) pedido para que o Estado de Mato Grosso faça a reposição e amplie o número de doses da vacina contra a gripe (Influenza). Seguindo as orientações da Campanha Nacional de Vacinação, do Governo Federal, crianças, gestante e idosos recebem atenção prioritária. A ampliação do alcance, na avaliação do vereador, garantiria mais saúde para toda a população.

“Na verdade, a meta foi atingida, com idosos e crianças vacinados, mas eu queria que mais pessoas fossem atingidas. Sabemos que muitas pessoas precisam da vacina, mas não entraram no grupo prioritário. Por isso, solicito que a campanha atenda mais pessoas. Meu pedido visa imunizar o restante da população tangaraense, uma vez que esse é um meio de proteger a todos nós, imunizando contra essa doença que vem agravando a cada ano nos municípios e estados de nosso país. Portanto, no sentido de preservar a saúde de nossos cidadãos é que solicito a ampliação da campanha”, explica o vereador Hélio da Nazaré.

Segundo o parlamentar, caso Tangará da Serra receba mais doses da vacina a imunização deverá seguir os parâmetros da campanha, com prioridade para os grupos mais vulneráveis às complicações causadas pela influenza. Nestes grupos estão crianças, gestantes, idosos, portadores de doenças crônicas. Depois, pessoas que diariamente estão expostas, como servidores e funcionários das áreas da Saúde e Educação.

“Nós precisamos entender que a vacina chega prioritariamente a alguns grupos, mas é direito de todos. Por isso, não podemos deixar de solicitar do Estado que nos atenda. Até porque, caso venhamos a ser atendidos, quem vai ganhar é a nossa cidade que estará segura contra o vírus da gripe”, defende o vereador.

GRIPE - A gripe é uma doença causada pelo vírus da Influenza, que ocorre predominantemente nos meses mais frios do ano. Esse vírus apresenta diferentes tipos e subtipos que produzem a chamada gripe ou influenza sazonal. A gripe tem início súbito e, na maior parte dos casos, tem cura espontânea, entre sete e dez dias. Em algumas situações, podem ocorrer complicações como pneumonia e insuficiência respiratória, que podem até levar a morte.

Fonte: Marcos Figueiró - Assessoria de Imprensa