Custos e investimento da Unemat são pauta de audiência pública na ALMT

O evento foi requerida pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto para debater a situação financeira da universidade com professores, alunos, reitoria e representantes do governo

Investimentos, repasse de recursos e expansão da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) foram os temas da audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (12) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em Cuiabá. A iniciativa foi requerida pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto para debater a situação financeira da universidade com professores, alunos, reitoria e representantes do governo do estado, responsável empenho de recursos à instituição.

A frustração na receita corrente líquida do Estado provocou atrasos nos repasses do governo à Unemat, mas parte dos recursos não repassados em 2018 já foram colocados em dia, conforme destacou o reitor da universidade, Rodrigo Bruno Zanin, e explica a secretária-adjunta de Tesouro da Secretaria de Estado de Fazenda, Luciana Rosa.

“Com a queda na arrecadação do Estado, os repasses financeiros diminuíram, mas a expectativa é que até o final do ano haja uma recuperação fiscal e os repasses sejam regularizados”, destacou o reitor da Unemat, Rodrigo Zanin.

O deputado estadual Thiago Silva (MDB), presidente da Comissão de Educação, destacou que a Comissão vem acompanhando os trabalhos da Unemat e o processo de expansão da universidade. “Vamos iniciar o processo de visitas aos campings da universidade, conferir como está a situação dos atrasos no pagamento das bolsas aos estudantes, ver a infraestrutura e vamos ouvir toda a classe estudantil para trabalhar por uma instituição forte para todos que realmente precisam”.

A representante da Sefaz, Luciana Rosa, explicou que realmente o Estado não tem tido condições de cumprir os repasses integralmente à Unemat e reconheceu o trabalho para da universidade para reduzir os custos. “A Unemat cortou gastos e sabemos que não há mais margem para cortes, mas o Estado passa por uma de suas crises financeiras mais graves e a arrecadação não é suficiente para cobrir as despesas”.

O deputado Valdir Barranco (PT) fez questão de destacar a importância da Unemat em sua formação política e social e afirmou que os governos precisam passar a tratar educação como investimento e não como gasto. O deputado estadual Sebastião Rezende (PSC) afirmou que é preciso aprofundar sobre os custos da Unemat para viabilizar os investimentos necessários para o fortalecimento da instituição.

Expansão – A Comissão Pró-Unemat, que luta pelo fortalecimento da Unemat na região sul do Estado, participou da reunião e defendeu a abertura de novo campus em Rondonópolis. De acordo com o presidente da Comissão, Wilber Maciel, já existe um terreno doado para a construção do campus e agora eles lutam para conseguir recursos para a construção da unidade.

“Hoje temos dois cursos em Rondonópolis e uma turma especial de Direito. Precisamos que a Unemat se instale efetivamente no município e queremos mostrar a importância disso para o governo e para os deputados para que destinem emendas para isso”, explicou Wilber Maciel.

A presidente da Associação de Docentes da Unemat, Silvia Regina, pediu cuidado com relação à expansão e abertura de novas unidades sem que seja feito um planejamento adequado. “é preciso pensar sobre a importância do corpo docente e técnico. Não adianta só abir novos cursos, é preciso investir nas pessoas que vão trabalhar. A qualificação desses profissionais é essencial para o recebimento de investimentos pela universidade”.

O diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE) de Cáceres, Victor Henrique Prado, também ressaltou que antes de se falar em expansão é preciso garantir o repasse regular dos recursos, o pagamento das bolsas e assegura as despesas com pessoal, inclusive com os terceirizados que, segundo o estudantes, estão há três meses com salários atrasados.

Fonte: LAIS COSTA MARQUES / Secretaria de Comunicação Social