Prefeito assina Ordem de Serviço para melhorias na Bacia do Rio Queima Pé

Assinatura aconteceu na sede do Poder Executivo

Assinada Ordem de Serviço para execução de ações de cercamento das App’s e reflorestamento das matas ciliares na Bacia do Rio Queima Pé, ações essas que preservam a principal fonte de abastecimento de água do Município e permite a recuperação de seus mananciais. O ato de assinatura contou com as participações do Prefeito Fábio Junqueira, do Diretor do Samae, Wesley Torres, Secretário de Meio Ambiente, Magno César, Presidente da Câmara Ronaldo Quintão, além vereadores, Secretários, produtores que aderiram ao PSA Queima Pé e sociedade civil organizada.

“Essas ações se referem ao Queima Pé como a execução do projeto estrutural que celebramos com a Agência Nacional de Águas. Temos os recursos do fundo PSA que são os recursos próprios arrecadados junto aos contribuintes, esses recursos que hoje foram objetos de duas ordens de serviço referem-se a execução de um recurso referente ao orçamento geral da União, da Agência Nacional de Águas, para investimentos na preservação da Bacia do Rio Queima Pé e nesse momento nós estamos autorizando o cercamento das App’s, de algumas áreas de preservação do rio e seus afluentes e ao mesmo tempo de reflorestamento de suas matas ciliares, o plantio de árvores próprias da nossa região e que vão permitir a recuperação dos nossos mananciais”, explicou o Prefeito.

De acordo com Fábio Junqueira, a importância dessa ação está na garantia de segurança hídrica para a população de Tangará da Serra. “Ou seja, precisamos ter água no manancial do Queima Pé e seus afluentes para captação e tratamento de água pelo Samae, para distribuição à população. Então nós temos o interesse na preservação de todas as matas ciliares dos córregos e de todas as bacias que temos no território do Município, mas a do Queima Pé existe o interesse especial por conta da segurança hídrica que representa”, completou o Gestor.

Para o Diretor do Samae, a preservação da bacia do Rio Queima Pé é essencial para garantir o abastecimento de água para a cidade. “É dela que garantimos o abastecimento de 120 mil habitantes que temos hoje em Tangará da Serra e o poder público em parceria com a Empaer e a Unemat tem desenvolvido essas ações que garantem a melhora da qualidade da água, produz mais água para o futuro e em contrapartida fazemos um desafio aos demais produtores a montante da nossa captação de água para que participem desse projeto”, concluiu Wesley Torres.

Fonte: Diego Soares - Assessoria de Imprensa