Semana do Doador de Sangue inicia hoje com benção

Programação inicia hoje e segue até o dia 30

Em lembrança ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado no domingo, 25, a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (Unitan), de Tangará da Serra inicia nesta segunda-feira, 26, a partir das 9 horas, mais uma semana do doador.

Com uma celebração de bençãos de hoje até o dia 30, a unidade estará com uma programação diferenciada como informa a enfermeira coordenadora da unidade, Juliana Gramarim. “Como a gente faz todos os anos, a gente também vai fazer uma programação diferenciada nesse período. Então do dia 26 ao dia 30 teremos um lanche diferenciado para receber os doadores que nos visitarem, lembrando que no dia 26 teremos uma abertura dessa semana, quando haverá um momento com a bênção simbólica dos doadores e de toda a equipe”.

Com uma porcentagem invejável de doadores, a Unidade segue dentro da normalidade, mas isso não pode ser motivo de descanso, conforme a coordenadora. “A porcentagem de Tangará é maior que a do Brasil. Geralmente no Brasil é de 2% a 3 %, aqui é de 5% a 7%, e isso faz com que o estoque esteja razoável, mas mesmo assim precisamos daqueles doadores regulares ainda, que se disponham a vir em data certa para colaborar uma vez que o prazo de utilização das bolsas coletadas é de apenas 35 dias e esse estoque tem que ser renovável”, frisa a responsável ao salientar que a unidade de Tangará atende toda a rede Sus, hospitais e clínicas privadas e cinco outros municípios: Campo Novo do Parecis, Brasnorte, Nova Olímpia, Sapezal e Denise. “Convido todos aqueles que já são doadores para virem fazer suas doações se estiverem no prazo, e aqueles que não são e queiram iniciar, que nos procurem”, convida Juliana.

A Unitan está localizada na Avenida Tancredo Neves e atende de segunda a sexta-feira das 8 às 11 e das 13h30 às 17 horas.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS

Com caminhada, Lions encerra alerta ao Câncer Infantil

Em novembro mais de 15 palestras foram realizadas

Após um mês de trabalhos intensos, quando as associadas do Lions Clube Tangará da Serra percorreram as escolas do Município para em conversa com alunos, professores e pais, alertar a todos para o diagnóstico precoce e para os sinais e sintomas do Câncer infantil, a campanha de iniciativa do Hospital de Câncer de Barretos, em parceria com o Lions Clube Tangará foi encerrada neste domingo com a Caminhada ‘Passos que Salvam’.

Os participantes tiveram uma manhã diferente e que foi de muita alegria, segundo a presidente do Lions Vera Lucy Ramos Segatto. “Nós analisamos como muito positivo, temos aqui para mais de cem pessoas e por ser o primeiro ano que nós estamos fazendo essa campanha o saldo e muito bom. Creio que nas próximas campanhas será mais divulgado e com isso, mais pessoas comparecerão. Agradecemos toda a população, às escolas que abriram as portas para a gente falar dessa causa tão nobre”, frisou.

Conforme a Presidente da Comissão Caminhada Passos que Salvam, Marilza Barreto Manzano, após o levantamento das vendas o recurso será encaminhado ao Hospital “de Câncer de Barretos. Nós temos ainda uns 38 kits e vamos tentar vender para finalizar com chave de ouro e para prestar contas à sociedade também do que foi arrecadado. Agradeço aqueles que compraram os kits para nos ajudar e no ano que vem a gente vai começar com o projeto mais cedo para que mais pessoas se juntem a nós”, ressaltou.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS