Saúde realiza nesta semana atividade voltada à atenção primária e ambulatorial

A oficina tem como objetivo debater com a sociedade e com profissionais da área da saúde a urgência em mudar o modelo de atenção para atender as necessidades da população.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) realizará entre quarta e sexta-feira (21 a 23.11) a Oficina "Mãe" Redes de Atenção à Saúde: Integração entre Atenção Primária e Atenção Ambulatorial Especializada, que ocorrerá na Escola de Saúde Pública, em Cuiabá.

Conforme a coordenadora de Atenção Primária da SES/MT, Regina Paula Oliveira Amorim, a oficina tem como objetivo debater com a sociedade e com profissionais da área da saúde a urgência em mudar o modelo de atenção para atender as necessidades da população, bem como integrar as ações da Atenção Primária à Saúde e Atenção Ambulatorial Especializada e, assim, melhorar os resultados do sistema de atenção à saúde.

Na realização da oficina são utilizadas algumas estratégias pedagógicas para estimular a participação ativa de todos no processo de construção coletiva do conhecimento, tais como trabalhos em grupo, seguidos de compartilhamento das discussões e exposições dialogadas para sistematização das questões em estudo.

De acordo com a organização do evento, o público-alvo é composto de dirigentes e técnicos estaduais e regionais de saúde; gestores municipais que integram o COSEMS; Instituições de ensino e pesquisa/UFMT, representantes do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde/MT; Conselho Estadual de Saúde e representantes sociais.

Esse processo de construção conjunta entre Estado de municípios terá o acompanhamento e apoio do Conass e da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi - SUS).

Segundo Regina Amorim, a proposta da Planificação da Atenção à Saúde (PAS) tem o compromisso de apoiar o corpo técnico-gerencial da Secretaria Estadual e Municipais de Saúde na organização dos macroprocessos da atenção primária à saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE).

Fonte: Assessoria | SES MT

Saúde realiza mais de 400 atendimentos durante mutirão do Novembro Azul

A ação continua no dia 28 de novembro, com avaliação com urologista

432 atendimentos, além de 50 pacientes com agendamento confirmado para a avaliação com o urologista no dia 28 de novembro. Esse é o resultado do mutirão de atendimentos – Dia D do Novembro Azul – realizado pelo pela Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra nesta terça-feira, 20, no Posto Central. 

Uma programação específica de atendimentos dedicados aos homens acima de 45 anos. “O dia foi um sucesso, onde todos nós que estávamos envolvidos ficamos felizes pelo número de homens que compareceram nessa primeira etapa de atendimento! Nosso saldo de atendimentos foi muito positivo”, comemora o secretário de Saúde, Itamar Bonfim. 

Ao todo foram 432 atendimentos, sendo 89 homens atendidos com consultas pelos médicos; 17 tratamentos odontológicos; 168 testes rápidos; 88 avaliações nutricionais; 70 pacientes encaminhados para a realização do exame de PSA e ainda 50 pacientes com agendamento confirmado para a avaliação com o urologista Newton Tafuri no dia 28 de novembro.

“Gostaríamos em agradecer todos os profissionais envolvidos nessa ação tão importante, em especial aos médicos que prontamente nos ajudaram. Estamos motivados em realizarmos mais ações como essa, facilitando o acesso da população aos serviços de saúde voltados a prevenção”. 

Fonte: Fabiola Tormes - Redação DS