Grupo Capuerê ganha novos adeptos em Rondônia

O lançamento aconteceu nos dias 7, 8 e 9

Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, agora tem oficialmente o Grupo de Capoeira Capuerê. O lançamento aconteceu no último final de semana, dias 7, 8 e 9 de setembro, durante o I Festival Cultural Capuerê. 

Neste dia cerca de 70 pessoas participaram do evento, que contou com a participação de 20 integrantes de Mato Grosso, entre eles do tangaraense Mestrando Paraná, que é presidente fundador do Grupo Capuerê, do Mestrando Urubu, de Nova Olímpia e do estagiário Zé Colmeia de Denise. 

Além do lançamento, o evento contou com batismo e troca de corda, e apresentações culturais.

Fonte: Redação DS

Defesa Civil promoverá Curso de Radioamadorismo

Curso será ministrado pelo Grupo de Radiocomunicação MT

A Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (Labre) e o Grupo Radiocomunicação (Rádio Amador) de Mato Grosso, por meio da Escola de Capacitação e Defesa Civil de Tangará da Serra, promoverão neste final de semana, dias 15 e 16 de setembro, o Curso de Radioamadorismo. 

De acordo com o Coordenador de Proteção e Defesa Civil de Tangará da Serra, Gilvane Mendonça de Lima, cerca de 60 pessoas – de Tangará e região – se inscreveram para participar deste curso, que irá preparar os interessados para a prova de certificação de Operador de Radioamador, que acontecerá no final do mês. “No curso essas pessoas aprenderão noções básicas de como operar um radioamador e noções básicas de como montar uma estação, e ficarão aptos a fazer a prova com sucesso”, explica o coordenador ao destacar que para se habilitar para a prova, é necessário passar por este curso, primeiro. 

Todos os inscritos, reforça o coordenador, são voluntários da Defesa Civil de Tangará da Serra e algumas outras pessoas que praticam radioamadorismo. “Sendo radioamador com carteira, o participante poderá operar de forma regular, inclusive para ajudar em alguma ação que precise de radioamador”, complementa, ao explicar ainda, que para operar radioamador, a pessoa tem que ter a carteira de radioamador, “caso contrário a Polícia Federal pode tomar o rádio de quem está operando sem a carteira, assim como responder algum processo”.

O curso será ministrado por instrutores do Grupo de Radioemergência de Mato Grosso e acontecerá no auditório da Prefeitura Municipal de Tangará, sendo no sábado, 15 de setembro, das 14h às 18h e domingo, dia 16, das 8h às 12h. 

Já a prova para adquirir carteirinha de radioamador acontecerá no dia 27 de setembro, na Escola Dom Bosco e será ministrada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS

PMS são homenageador por Ações Meritórias

Solenidade aconteceu ontem, na OAB

Reconhecimento e incentivo. Esse foi o objetivo da solenidade realizada na terça- feira, 11, pelo Comando Regional VII de Tangará da Serra.

Na oportunidade, 33 policiais foram homenageados e receberam certificados por ações meritórias das quais os policiais participaram em 2018, muitas vezes arriscando a própria vida.

Um dos reconhecimentos se deu pelo ocorrido no dia 12 de março, fato que causou comoção em Tangará, quando auxiliaram em atendimento ao Corpo de Bombeiros a ocorrência de incêndio no Hospital Clínica da Criança, na retirada de recém nascidos que estavam internados nas UTIs Neonatal.

Outra, pela presteza no dia 06 de agosto contra tentativa de furto a Banco em Brasnorte. Foram lembrados ainda, os policiais que no dia 06 de março realizaram a apreensão de aproximadamente 500 quilos de cocaína e uma aeronave, frutos do tráfico Internacional de drogas.

Outros pela imensa solidariedade em ajudar um cidadão a quitar os documentos vencidos de uma motocicleta, única forma de transportar a esposa doente. Alguns que no dia 23 de agosto participaram em atendimento a tentativa de roubo a agências em Denise, e ainda pelo destaque em 1º Concurso de Fotografia da PM.

Foram homenageados: 

1º Tenente: Diego Furquim.

2º Tenente: Gabriel Schmeing, Gabriel Foletto, Natan Alves.

2º Sargento: Alexsandro Marques, Arildo Marques, Davi Luz, Olinto Ferraz Junior.

3º Sargento: José Aparecido dos Santos, André Vieira da Silva, Angelo Márcio Bruno, Francisco Preza, Welinton da Silva.

Cabos: Wellington Barbosa, Agnaldo da Silva Almeida, Fernando Cruz, Manoel da Silva, Anderson de França.

Soldados: Antonio da Costa Faria, Eleilton Thiago de Oliveira, Bruno Miranda, Anderson França, Willian Victor Moraes, Alex Francisco de Oliveira, Evandro Onofre da Silva, Anderson Rodrigues, Higson Souza, Phelipe Brits, Fabiana Notarangeli, Rogério Borges, Allan do Prado , Jamys da Silva , Cleyton Grupp, Ricardo de Freitas, Wellison de Lima, Marcelode Oliveira, Rômulo Vaslav, Diego Fernandes dos Santos.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS

Setembro Amarelo terá Dia de "Escutatória"’

A ação acontecerá no Posto Central

Oferecer um espaço de escuta com profissionais especializados para pessoas que pensam em suicídio ou que já tenham tentado tirar a própria vida. É com esse objetivo que o Centro de Apoio Psicossocial (Caps) de Tangará da Serra realizará durante todo o próximo sábado, dia 22, a ação “Escutatória”, que faz parte da vasta programação do Setembro Amarelo, movimento em alusão a campanha mundial de Prevenção ao Suicídio.

De acordo com a psicóloga do Caps, Thereza Érika, a ação contará com participação de assistentes sociais, enfermeiros, médicos, sociólogos, psicólogos e psiquiatras.

“A ação também terá como público-alvo as pessoas que sofrem de depressão, ou alguma outra situação de sofrimento. Essas pessoas poderão ter atendimento gratuito com profissionais”, relatou a psicóloga.

A ação acontecerá das 07h às 12h e das 13h às 18h, no Posto Central, onde as pessoas interessadas poderão retirar a senha para facilitar a organização do atendimento.

“Essa ação é inspirada em projetos das grandes cidades de atendimentos psicológicos gratuitos, onde as pessoas podem ir em busca de ajuda”, afirmou a responsável, que ao longo desse mês vem ministrando uma série de palestras em Tangará da Serra e, inclusive, fora da cidade, falando a respeito do tema.

DIA D - Conforme o Diário da Serra já veiculou em edições anteriores, o Dia D do Setembro Amarelo aconteceu nesta segunda-feira, 10. Na oportunidade foi realizada uma panfletagem na Avenida Brasil, e também distribuição de abraços grátis. As atividades do Setembro Setembro Amarelo serão encerradas em Tangará da Serra com uma grande ‘Carreata pela Vida’. A ação será promovida pela Unic Tangará da Serra a partir das 9h do próximo dia 29, e terá como ponto de mobilização o estacionamento do Supermercado Big Master.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS