Carreata contra o suicídio será realizada em Tangará da Serra

Médica Clínica do Caps, Vaneida moreira da Silva, enfatizou sobre a importância da prevenção

Pelo quarto ano seguido, Tangará da Serra aderiu a campanha promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria, o chamado ‘Setembro Amarelo’. A campanha mundial, que se estende por todo o mês, teve como data principal o dia 10 de setembro, considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Em Tangará da Serra, uma carreata organizada pelo Centro de Atenção Psicosocial (Caps), em parceria com a Unic será realizada no próximo dia 30 desse mês, visando conscientizar a população a respeito do combate ao suicídio. Nesse ano, a carreata terá como ponto de partida o Supermercado Big Master, localizado na Rua 01, seguindo até a Prefeitura Municipal.

De acordo com a médica clínica do Caps, Vaneida Moreira da Silva, a campanha é fundamental para tentar diminuir o índice de suicídio, que cresce a cada ano que passa. “O tema precisa ser discutido, mas ainda é um pouco polêmico, pouco abordado pelas pessoas e visto muita das vezes como tabu. A gente tem percebido um aumento na incidência de suicídio no Brasil, e a estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que isso aumente cada vez mais. Então a gente precisa conversar sobre isso, porque é uma epidemia silenciosa, sendo certo que precisamos abrir os olhos da população e mostrar que tem atendimento e tratamento”, comentou a profissional, ao destacar que foi comprovado cientificamente que o acompanhamento médico adequado tem eficácia para diminuir o índice de suicídio.

“As vezes o usuário não busca o atendimento ou trata de maneira inadequada. A maioria dos casos estão relacionados a depressão ou até mesmo consumo de álcool e drogas. Contudo, é bom frisar que nem sempre o suicídio está relacionado a patologia psiquiátrica, as vezes é uma situação mesmo de sofrimento que a pessoa está passando”, relatou.

A médica clínica ainda explicou que em certas situações o suicídio é causado por um ato isolado, porém existem casos que possuem todo um contexto delicado que faz com que a pessoa tire a própria vida.

“A gente chama atenção da população para que se caso alguém estiver passando por algum problema, não cometa suicídio e sim procure tratamento de saúde. Busque o setor de Psicologia, o Caps ou uma das unidades de Saúde da Família, que são serviços de saúde disponíveis no município”, concluiu.

Rodrigo Soares - Redação DS