Coordenada pela Primeira Dama, Sala da Mulher desenvolveu várias ações

Campanhas, projetos e realizações

Criada em 5 de dezembro de 2013 através do Decreto nº 416 a Sala da Mulher de Tangará da Serra é coordenada voluntariamente pela Primeira Dama do Município, Helena Simões Matias Junqueira. No decorrer dos primeiros quatro anos da Gestão de Fábio Martins Junqueira, o órgão desenvolveu inúmeras ações em benefício da sociedade local.

Entre as ações, Helena Junqueira destaca a criação do Depósito Municipal com o objetivo de angariar doações para famílias carentes do Município cadastradas junto a Secretaria Municipal de Assistência Social. “O Depósito Municipal é uma ação fundamental dentro do contexto social em que atuamos. É o ponto de referência para a população encaminhar suas doações que, seguindo critérios específicos da própria Secretaria de Assistência Social, encaminha às famílias carentes essas doações”, explicou a Primeira Dama.

Outra importante ação desenvolvida pela Sala da Mulher, sob a coordenação de Helena Junqueira, é o Disque Solidariedade, que trata da disponibilização de um contato telefônico para o recebimento de doações revertidas ao Depósito Municipal e encaminhadas às famílias carentes de Tangará da Serra.

“A Helena desenvolve um papel fundamental dentro da nossa gestão e continuará sendo dessa forma. Ela é uma Primeira Dama atuante, dedicada. É a responsável pela criação da Sala da Mulher de Tangará da Serra e é extremamente ligada às causas sociais. Agradeço muito o papel desempenhado por ela em nosso Governo”, enfatizou o Prefeito Fábio Junqueira.

Árvore da Solidariedade foi uma das campanhas

Desde a sua criação em Tangará da Serra, a Sala da Mulher tem promovido diversas campanhas voltadas para a população carente. Uma delas, e de grande destaque é Árvore da Solidariedade. Essa campanha, de acordo com Helena Junqueira, foi lançada em 11 de dezembro de 2014. A campanha consiste na entrega de envelopes contendo dados de famílias tangaraenses ‘adotadas’ durante o período natalino.

“Em 2016 a Árvore da Solidariedade chegou a sua terceira edição com a distribuição de 400 envelopes. Seguimos da mesma forma os critérios da Secretaria de Assistência Social, através dos cadastros existentes e disponibilizamos os envelopes na Árvore. Graças a Deus a sociedade tem nos ajudado muito”, frisou a Primeira Dama.

A Sala da Mulher também criou a campanha Natal Criança Feliz, que foi lançada em 5 de dezembro de 2013, constituída na distribuição de coletores de brinquedos em 25 pontos da cidade. Empresas parceiras colaboraram e as doações foram arrecadadas e distribuídas a crianças carentes do Município. Mais de mil brinquedos foram arrecadados.

Semana da Mulher e Mulheres em Ação foram destaque

Entre os trabalhos desenvolvidos pela Sala da Mulher nesses primeiros quatro anos de gestão, Helena Junqueira destaca as homenagens às mulheres pioneiras da cidade. “realizamos duas edições do evento, nos 39 e nos 40 anos de Tangará da Serra”, disse.
Além disso, a Sala da Mulher foi presença constante em reuniões de bairros, participando de audiências públicas para debater a violência contra a mulher e o espaço ocupado pela classe feminina na sociedade. “Promovemos diversas campanhas nos bairros do Município com a realização de testes rápidos e demais exames. Promovemos parcerias com entidades, clubes de serviço e secretarias municipais. Fomos presença fundamental na campanha Faça Bonito da Assistência Social”, pontuou.

Outra ação que a Primeira Dama destaca é a instituição da Semana da Mulher. Criada através de Decreto pelo Prefeito Fábio Martins Junqueira, a Semana da Mulher era composta pela realização de diversas atividades promovidas pela Sala da Mulher.

O Projeto Mulheres em Ação foi concebido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Atenção Básica), que teve como objetivo levar Saúde aos integrantes de diversas instituições do Município. “Inúmeras instituições foram atendidas, como casas de recuperação de dependentes químicos, presídio feminino, Centro de Detenção Provisória, Casa do Adolescente, Casa da Criança, Albergue Municipal, Lar do Idoso, Cras e o Creas”, informou.

Helena Junqueira também criou a Campanha do Agasalho e, participou ativamente da entrega de kits a gestantes através de parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Realizou mutirões em todos os bairros de Tangará da Serra em parcerias com as Secretarias de Saúde e Assistência Social. “Trabalhamos muito, fomos incansáveis na busca por uma sociedade mais justa e na tentativa de levar os serviços públicos para a comunidade carente. Acredito que atingimos o objetivo fundamental da Sala da Mulher”, concluiu a Primeira Dama.

Por Diego Soares – Assessoria de Imprensa