Encerrando comemorações pelo Dia do professor, Câmara faz homenagens

Professor Vagner Constantino Guimarães (PSDB) presidiu no último sábado, dia 29, a Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal para homenagear os professores tangaraenses. A solenidade, prevista como parte das comemorações pelo Dia do Professor, contou com a presença dos homenageados e seus familiares. Os nomes, indicados pelos parlamentares, são de profissionais da educação que se dedicaram ao ensino em Tangará da Serra. O evento foi realizado no auditório da OAB/MT.

“Foi um dia muito feliz pois, em sessão solene, homenageamos aqueles que com muito amor, trabalho e dedicação ajudaram constituir a Educação de nosso povo tangaraense. Dentre tantos que merecem esta homenagem, este ano dedicamos todo carinho a estes 42 baluartes, as nossas sinceras homenagens”, afirmou o vereador que presidiu a solenidade, Professor Vagner.

O presidente da Câmara, vereador Sílvio Sommavilla (PDT), ressaltou que o objetivo da solenidade é reconhecer o trabalho dos professores em favor de Tangará da Serra.

Este ano, receberam homenagens os professores: Adriana Cristina Bester, Alair Maria Gudrin, Alex Sandre Marques Andrade, Alexandra Regina Gomes de Lima Fortunato, André Ximenes de Melo, Angélica Pereira Borges, Antônio Barbosa do Amaral, Augusta Karkow Doetzer, Cícero Manoel da Silva, Ednéia Camargo da Silva Andrade, Edson Sadami Kavabata, Elídio Vagner Yenis Suares, Francisca Alda Ferreira de Lima, Gelcira Barbato Bortoluzzi, Hulda Carolina Jakoski Gehhlen, Ismael José da Silva, Janaina de Lima Lacerda, Jaqueline Vier, José Paulo de Jesus, Josenai Oliveira Terra, Jucineide dos Santos Zaffonato, Lieci Alves da Silva, Lourival Garcia Barrientos Junior, Luimar Lopes Torres e Souza, Margareti Soprano Hunhoff, Marli de Fátima da Silva Chagas, Marta Pereira Farias, Mirian Mello, Mirian Nascimento Franchini, Natan Organ, Nilda Braz França, Robson Rodrigo Teodoro da Costa, Rosimeire Freire da Silva e Borba, Ruy Ferreira Junior, Santo Sandrin da Silva Júnior, Silvana Pessoa, Silvana Rodrigues Pinto Verciano, Stoessel Silva de Medeiros, Sueli Izidoro da Silva, Valéria Alkmim e Vera Lucia Martins França da Silva.

Assessoria

Campanha Outubro Rosa termina hoje, intensificando ações do Novembro Azul

A palestra foi realizada pela Unimed, através do Núcleo de Saúde, Viver Bem

Lançada no dia 23 de outubro, através do Grupo de Apoio Oncológico (GAO) Luz da Esperança de Tangará da Serra, juntamente com o Escritório Regional de Saúde de Tangará da Serra, a campanha Outubro Rosa, chega hoje, 31, ao seu final.

Durante sua vigência, a campanha contou com diversas ações, dentre elas, atividades educativas nas Unidades de Saúde do município.

Uma das últimas atividades que visa levar esclarecimentos sobre o câncer de mama, foi desenvolvida pela Unimed, através do Núcleo de Saúde, Viver Bem, na noite do dia 26. “Todos os anos o setor responsável por atividades voltadas para a prevenção em saúde realiza a mesma (palestra) e esse ano houve um diferencial. “Já realizamos há vários anos essa palestra, mas esse ano fizemos diferente. Em anos anteriores, fizemos para beneficiar nossos colaboradores, mas esse ano resolvemos abrir ao público, que participou de forma expressiva do evento”, afirmou a enfermeira e coordenadora do Núcleo, Monique Maciel.

De acordo com a presidente do Gao, Nereide Martinelli, tanto a campanha, quanto as ações visam informar as mulheres sobre o assunto, que apesar de bastante debatido, ainda mata muitas mulheres. “Realizamos essas campanhas, que tem alerta mundial para mama e próstata, mas o GAO trabalha com a prevenção de todos os tipos de câncer e o seminário é um momento de reflexão não apenas para o câncer de mama e próstata, mas estamos discutindo também as dificuldades que as pessoas estão encontrando para serem encaminhadas pela rede SUS, discutindo a prevenção bucal, o desenvolvimento de atividades de prevenção na atenção primária da saúde com trabalhos educativos, trazendo experiências de adoecimento de uma pessoa que teve câncer, além dos direitos das pessoas com câncer. Um mix muito grande e que a cada ano estamos ampliando com assuntos novos para esclarecer a população”, explicou a presidente do Gao, Nereide Martinelli no lançamento da campanha.

Quando do lançamento do Outubro rosa, aconteceu conjuntamente, o lançamento da campanha Novembro Azul, que a partir de agora passa a ser intensificada, no sentido de chamar a atenção dos homens, quanto ao câncer de próstata, que ainda tem uma incidência bastante alta no mundo.

Segundo levantamentos do Instituto Nacional de Câncer José Gomes de Alencar (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS