‘Unidade Mista’ poderá se tornar Hospital Regional

A previsão de conclusão das obras do hospital é para setembro deste ano

Muito se fala sobre construção de um Hospital Regional em Tangará da Serra, mas em entrevista ao Diário da Serra, o secretário de Saúde de Tangará da Serra, Itamar Bonfim, falou da possibilidade de regionalização do Hospital Municipal Arlete Cichetti de Brito (antiga Unidade Mista). Há oito anos que o hospital que vem sendo reformado e ampliado. Dentre as melhorias, estão previstos 10 leitos de UTI, um Centro Cirúrgico e 90 leitos de enfermaria. Segundo Bonfim, Durante a visita do secretário de Saúde do Estado, Marco Bertúlo, que aconteceu na última sexta-feira, 22 de maio, cogitou-se a possibilidade de regionalização. “Nos deixa esperançosos, eu conheço o Doutor Marco Bertúlio, é uma pessoa séria e capaz. E ele não vai prometer nada que não dá conta, então, ele conheceu a estrutura da Saúde pública de Tangará e conheceu a ‘Unidade Mista’. Temos a proposta de equipamentos e de futuramente regionalizar a nossa própria unidade, e isso seria muito bom”, disse Bonfim satisfeito com os avanços de parceria estabelecidos entre o Estado e o município.

Outro ponto importante cogitado durante a visita de Bertúlio, é a possibilidade de Tangará da Serra, com o funcionamento do Hospital Arlete Cichetti, assumir os atendimentos hospitalares de média e alta complexidade da região. “Conversamos sobre essa possibilidade, o município também pode fazer a gestão da alta complexidade (Leitos de UTI). Mas agora temos que conversar com o prefeito e analisar”, comentou Bonfim, destacando que hoje 70% do recurso do município são gastos com atendimentos de média e alta complexidade, que tem direito garantido pela Justiça. “Tangará paga muito no que deveria ser de competência do Estado”, afirmou Bonfim enfatizando que muitas vezes pacientes que tem liminares deferidas pela Justiça recebem o atendimento e quem paga é o município.

Fonte: Kelli Krause - Redação DS

Município inicia preparativos para o Arraiá da Serra

Evento acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de junho, no Módulo Esportivo

Após o sucesso da Festa dos Estados, realizada recentemente em comemoração aos 39 anos de emancipação político-administrativa de Tangará da Serra, a população da cidade já pode se preparar para mais um evento festivo. 

Isso porque o Município confirmou a realização do tradicional Arraiá da Serra e já está programando a festa para os munícipes. De acordo com o secretário de Turismo, Bernadino, o evento acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de junho, no Módulo Esportivo.

“Caberá à secretaria de Turismo a organização e à Educação a coordenação dos eventos culturais que teremos dentro do Arraiá da Serra com o concurso de quadrilha que é realizado todos os anos. Nossa intenção é realizar uma festa para toda a família, com horário de começar, às 19 horas, e horário de terminar, às 02 horas da madrugada”, relatou o secretário, ao destacar que a animação com os shows ficará por conta da Banda Flor de Lis.

O que também não ficará de fora são as tradicionais barracas com comidas típicas. Pé de moleque, cachorro-quente e quentão deverão ser os mais pedidos entra os festeiros. 

“Sempre fazemos os eventos para superar os realizados nos anos anteriores, porém cada ano tem sua particularidade. Era para a gente realizar o Arraiá da Serra uma semana antes, mas devido a burocracia prorrogamos alguns dias, mas sempre procurando fazer o melhor da população. Então, desde já aproveitamos para convidar a população a vir prestigiar mais um evento festivo preparado pelo Município”, convidou Bernadino.

Concurso Viva São João contará com participações especiais

Para abrilhantar ainda mais o Arraiá da Serra, todos os anos as escolas se preparam para o tradicional concurso Viva São João, no qual é escolhida a melhor quadrilha apresentada no evento. Para esse ano, o concurso será dividido em duas categorias, sendo infanto juvenil e juvenil. 

O evento acontecerá de forma classificatória nos três dias, ficando apenas dois grupos de cada categoria para disputar o primeiro e segundo lugar. De acordo com a secretária de Educação, Iolanda Garcia, a partir dessa semana serão realizadas reuniões nas escolas para verificar quais irão participar. “Inclusive, estamos planejando fazer a mesma premiação do ano passado, pois o pessoal gostou da caixa de som amplificada. Por que os participantes gostaram? Porque é um aparelho que eles usam nas escolas para ensaios, então vamos repetir o prêmio como forma simbólica devido a participação”, explicou Iolanda, anunciando que nessa edição, o concurso Viva São João contará com novidade nas apresentações. “Teremos alguns convidados que vão participar do concurso, como Os de Fora, que não competirão com os outros grupos. Estamos vendo também convidados de outras cidades para fazer participação especial”, afirmou a secretária.

Segundo o secretário de Turismo, Bernadino, as escolas que quiserem montar as tradicionais barracas no Arraiá da Serra devem procurar a secretaria de Turismo. “Já estamos fazendo isso via ofício a partir de hoje, mas as instituições de ensino que se interessarem podem adiantar e fazer esse contato via secretaria de Turismo”, afirmou.

Expectativa é atingir mesmo público da Festa dos Estados

“Queremos oferecer a mesmo nível de estrutura que foi a Festa dos Estados. Acredito que são festividades diferentes, mas com o índice de público relativamente igual. Envolve as escolas e os pais, então nosso objetivo é levar a família para haver confraternização”, comentou o secretário de Turismo, Bernadino, ao falar das expectativas para a realização de mais uma edição do tradicional Arraiá da Serra.