Prefeitos e autoridades se reúnem em Tangará da Serra

A reunião aconteceu na tarde desta sexta-feira

Prefeitos das cidades participantes do Consórcio Intermunicipal do Alto do Rio Paraguai se reuniram no município tangaraense para discutir e divulgar a chegada e a distribuição de novas patrulhas mecanizadas para a região. A reunião aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, na tarde desta sexta-feira. Segundo o presidente do Consórcio, o prefeito de Nova Marilândia Wener Santos(PR), o objetivo maior do órgão é unir forças em prol do desenvolvimento dos municípios.

Estavam presentes na ocasião, além do presidente do Consórcio, o deputado estadual Wagner Ramos (PR) e ainda os prefeitos José Mauro Figueiredo (PRB) de Arenápolis, Cristóvão Masson (PP) de Nova Olímpia, Pedro Tercy (PSD) de Denise, Mauro Buzinaro (PMDB) de Porto Estrela, Natanael Casaverner (DEM) de São José do Rio Claro, Adair José Alves Moreira (PMDB) de Alto Paraguai, Venceslau Botelho (PR) de Santo Afonso e o de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira (PMDB). Além desses estiveram ainda representando o município de Barra do Bugres Rodrigo Facione, de Sapezal Pedro Rosa e o Superintendente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Darci Lovato.

Stéfani de Castro - Redação DS

Saúde realiza neste sábado mutirão para coleta de preventivo

A vacinação contra o HPV será realizada neste sábado somente no Posto Central

Profissionais da saúde municipal de Tangará da Serra realizarão neste sábado, dia 15, a primeira grande ação do ano para coleta de preventivo. 

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Luciléia Rodrigues, a campanha para o combate ao câncer de colo de útero envolverá todas as Unidades de Saúde da Família (USF’s) e Centro de Saúde (Posto Central). O mutirão será das 8h às 16h, sem intervalo ao meio-dia.

“Sábado agora temos um compromisso com a saúde. Por isso convidamos todas as mulheres com a vida sexual ativa para que compareçam a uma unidade saúde para coleta do preventivo. Além disso, convidamos todas as mães para que levem suas filhas de 11 a 13 anos para também se prevenirem contra a doença, através da vacinação contra o HPV”, convida a coordenadora, ao lembrar que a vacinação contra o HPV será realizada neste sábado somente no Posto Central. “Estaremos no sábado em diversas unidades de saúde fazendo a coleta do preventivo, porém a vacinação contra o HPV será realizado somente no Posto Central àquelas meninas que estudam e não conseguiram comparecer a uma unidade de saúde nesta semana”. Já durante a semana a vacina está disponível em cinco Unidades de Saúde da Família – Santa Isabel, Nazaré, Shangri-lá, Jardim dos Ipês e Goiânia –, além do Centro de Saúde (Posto Central), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h45.

O objetivo desta ação é diminuir a incidência e a mortalidade da doença nas mulheres, por meio da implementação de ações estruturadas para a detecção precoce da doença e de suas lesões precursoras, garantindo o tratamento adequado e monitoramento da qualidade do atendimento à mulher. “São duas ações pontuais que serão realizadas no dia 15 de março, a coleta de preventivo e a vacinação contra HPV, que também é prevenção ao câncer o colo do útero”, adiantou a coordenadora Luciléia Rodrigues, ao destacar ainda que a vacina não substitui o exame preventivo (Papanicolau) a cada ano, nem o uso do preservativo nas relações sexuais. “Temos que deixar claro que a vacina é mais uma forma de prevenção contra o câncer de colo do útero e de reto para as mulheres. Mas queremos também que todas as mulheres com a vida sexual ativa procurem uma unidade de saúde para fazer a coleta do preventivo, que somente durante a coleta que o profissional tem a capacidade de verificar se há alguma lesão que pode levar ao câncer, além de detectar outros problemas através do exame laboratorial”, finaliza.

Fabíola Tormes - Redação DS