Semec e Unic promovem VI Seminário de Educação Inclusiva

Inicia no próximo dia 20, o VI Seminário Municipal de Educação Inclusiva junto com o III Encontro para Reflexão e Consolidação de Práticas Pedagógicas através da Sala de Recursos Multifuncionais e III Semana Pedagógica em ação: “Acessibilidade”, uma realização da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de Tangará da Serra em parceria com a Universidade de Cuiabá (Unic). O evento segue até o dia 24 de outubro,no Centro Cultural e é gratuito. As inscrições estão abertas para os professores de salas de recursos multifuncionais, monitores de alunos especiais, professores de sala de articulação, professores de anos iniciais e comunidade acadêmica e segue até sexta-feira, 10, e podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Para o coordenador Roberto Gudolle esta ação tem por objetivo promover as discussões referentes à modalidade de educação inclusiva e oportunizar aos educadores novas metodologias e materiais de apoio pedagógico no trabalho de alunos com dificuldade de aprendizagem, deficiência auditiva/surdez e deficiência visual/cegueira no AEE. Durante o seminário haverá ainda a participação da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do Departamento de Cultura com apresentações culturais.

A programação começa às 19h do dia 20, com a abertura, apresentação cultural, seguida com a palestra Libras? Que Língua é essa? Ministrada pelo professor da Universidade de Mato Grosso (Unemat) Andrico Moraes Xavier e finalizando com a apresentação dos trabalhos do Atendimento Educacional Especializado do CME Professora Isoldi Storck.

No dia 21, a palestra inicia às 19h, onde será abordado o papel da família e da escola no processo de autonomia da pessoa com deficiência com a psicóloga da Semec Karine de Souza Santos e às 20h, palestra sobre a inclusão do deficiente visual no mercado de trabalho com o agente de trânsito Adriel da Silva Maia. Na sequência apresentação dos trabalhos do Atendimento Educacional Especializado do CME Professora Isoldi Storck e apresentação cultural.

Já no dia 22, o seminário começa às 7h com o curso sobre transtornos globais do desenvolvimento (Espectro Autista) com a psicóloga e psicopedagoga Ângela Ferreira e apresentação cultural com a Fanfarra Raio de Sol. À tarde curso sobre o cérebro e os TGD/Família Escola e aluno autista.

Do dia 22 a 24, das 19h30 às 22h30 serão oferecidas Oficinas na Universidade de Cuiabá (Unic), as reservas devem ser efetuadas pelo telefone 3326-5675.

Na quinta-feira, 22, o início também pela manhã a partir das 7h com o curso sobre Desenvolvimento de aptidões sociais em seguida apresentação cultural. A tarde curso de intervenções educacionais planejadas entendendo os estudantes com TGD.

E para encerrar no dia 24, as atividades começam às 7h com oficinas linguagem e raciocínio lógico. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3311-5138.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMTS