SICREDI 25 Anos de história e de vitórias

Antônio Geraldo Wrobel, presidente da Sicredi Sudoeste, lançando livro que conta os 25 anos de história da cooperativa

Em 31 de março de 2014, a cooperativa Sicredi Sudoeste comemora 25 anos de fundação. Na noite da última sexta-feira (14), a sede social do Lions Clube recebeu dezenas de associados para a assembleia anual de prestação de contas e, ainda, para iniciar as comemorações do jubileu de prata da cooperativa. Para marcar o aniversário de 25 anos, foi lançado um livro na noite festiva, intitulado ‘Desafios, Oportunidades, Conquistas – Sicredi Sudoeste 25 Anos’.

O livro conta a história de engajamento, empreendedorismo e coragem de 47 associados, inicialmente, que fundaram a cooperativa, que se tornaria uma das melhores e mais rentáveis do país. O primeiro exemplar foi entregue a um dos fundadores, Luiz Benetti, de 66 anos, pelo vice-presidente da Cooperativa, João Carlos de Oliveira, simbolizando a comemoração do aniversário sicrediano. 25 anos depois, a Sicredi Sudoeste conta com mais de 36,9 mil associados e a meta para 2014 é aumentar esse número em 10%, alcançando os 40 mil correntistas. “Hoje, estamos fazendo a prestação de contas aos nossos associados, demonstrando a evolução que a cooperativa teve neste período (…). Estamos comemorando 25 anos de fundação da cooperativa. Estamos lançando o livro contando a nosso história, como evoluiu a nossa cooperativa, tem depoimentos dos sócios fundadores, enfim, uma retrospectiva de como foram esses 25 anos da Sicredi Sudoeste”, pontuou o presidente da cooperativa, Antônio Geraldo Wrobel.

Atualmente, com a ampliação do número de associados, a cooperativa vem ganhando força, contando com um capital de quase R$ 500 milhões e o retorno de benefícios e das sobras às comunidades locais de 19 localidades.

Para o ano de 2014, além de chegar ao 40 mil associados, a Sicredi, que passou a fazer parte do sistema nacional de crédito cooperativo em 1997 e fazer a livre admissão de associados em 2003, espera continuar crescendo. “Nós esperamos que os próximos anos sejam, no mínimo, iguais aos que temos tido nos últimos dois, três anos. A evolução está sendo muito boa e nós estamos ampliando nossas atividades e conclamando nossos associados para que utilizem cada vez mais nossos produtos, que são de ótima qualidade e oferecem um bom retorno para todos”, finalizou Wrobel, comemorando a data com euforia.O crescimento e evolução a cooperativa e seus resultados foram repassados aos associados por João Coelho Pinheiro, um dos diretores da Sicredi Sudoeste, expondo as vantagens da integração ao cooperativismo. Segundo ele, a Sicredi devolve ao correntista a média dos lucros, que são as sobras, estimulando assim que os recursos fiquem nos municípios dos quais são provenientes os associados, estimulando a economia local.

Fonte: Luciana Menoli - Redação O Jornal