“Precisamos diminuir o tamanho da máquina pública”, defende Constantino


Vagner Constantino Guimarães (PSDB) disse que é preciso urgentemente reduzir o tamanho da máquina pública. O líder do prefeito afirmou reconhecer que a proposta de Plano Plurianual que foi aprovada em primeira discussão esta semana na Câmara Municipal não é a ideal e apontou como principal motivo o crescimento não planejado de Tangará da Serra, o tamanho da máquina pública em comparação com o orçamento.

“Esse PPA é o ideal? Com certeza não. Temos um município grande com uma receita menor do que municípios bem menores que o nosso. Essa é a diferença”, afirma o vereador Professor Vagner, para quem é preciso encontrar medidas alternativas para potencializar os recursos que já existem e para ampliar a arrecadação do Município.

Uma solução, segundo o vereador, seria reduzir o tamanho da máquina pública. “Nós temos uma máquina grande também, por ser um município grande, com pouca receita. Essa é a principal preocupação nossa”, diz Constantino ao alertar que da forma como estão distribuídos os recursos da receita do Município não há capital para a realização de grandes investimentos com recursos próprios.

"Precisamos pensar na diminuição da máquina pública. A máquina pública é grande e a gente tem encontrar outros caminhos de valorizar a receita pública”, afirmou Constantino ao explicar que é preciso esforço para que se encontrem formas de potencializar os recursos que já existem e realizar investimentos, sem que para isso seja preciso pensar em onerar mais ainda o setor produtivo.

DISCUSSÕES – Ao justificar a realização de uma série de reuniões com a sociedade civil organizada, clubes de serviço, conselhos municipais e população para a discussão do PPA 2014-2017, Constantino lembra que o parlamento é a casa das discussões. “A Câmara tem que fazer o papel dela. Tem que apontar, falar dos caminhos, promover discussões. Mas também há entendimento aqui dentro. Os vereadores olham para aquilo que é preciso”, diz.

Para o líder do prefeito na Câmara, o amplo debate permite que falhas sejam verificadas e corrigidas em tempo. Além disso, aponta Constantino, as mudanças que são propostas não pretendem muitas intervenções no que foi planejado pelo Poder Executivo, até em função de que é conhecido de todos que faltam recursos.

“O orçamento é pequeno, não adianta. Tangará da Serra precisaria ter o dobro do orçamento que tem. É um município que cresceu muito e tem um orçamento pequeno. Uma cidade que cresceu muito rápido, que não teve planejamento para crescer. Então qualquer um terá uma dificuldade enorme em elaborar planejamento para os próximos quatro anos. Você pode tentar melhorar em todas as pastas e programas, quando você for elaborar uma ação melhor verá que os recursos são insuficientes”, diz.

O relator da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara afirma que apesar disso o volume de modificações não é tão grande quanto se imaginava. “Quando você se propõe a ouvir as pessoas e o cobertor é curto, cada um puxará para seu lado. Isso é natural. Mas são modificações que não são tão grandes como se imaginava. Todos pensaram que haveria um monte de alterações. E nós temos discutido aqui na Câmara, e eu tenho feito um trabalho junto aos vereadores mostrando que não adianta aumentar num programa e deixar outros em dificuldades”, conclui Constantino.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa