Curso de operação de máquinas qualificará 116 pessoas em Tangará da Serra

Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, Empaer, Senar, John Deere, New Holland, Case e Basf. Esta ampla parceria proporcionará qualificação profissional a 116 pessoas em Tangará da Serra através do curso de Operação de Máquinas Agrícolas, que iniciou no último dia 24 (terça-feira) e segue até o dia 10 de outubro.

Gratuito, o curso integra o projeto Parceria Rural/Agricultura, que surgiu há oito anos para suprir a carência de mão de obra no estado para operação e manutenção de equipamentos de grande porte utilizados na colheita de grãos, cana-de-açúcar e algodão.

Segundo a Secretaria de Estado de Trabalho e Ação Social (Setas), a iniciativa já beneficiou cerca de oito mil trabalhadores incluindo homens e mulheres. Os alunos participantes são trabalhadores que estão fora do mercado de trabalho ou que buscam requalificação profissional.

A carga horária é de 108 horas distribuídas em 15 dias corridos, exceto aos domingos. No total, 116 alunos participam do curso, com instrutores cedidos pelas próprias fábricas dos maquinários e demais empresas parceiras. Os conteúdos versam sobre ética, cidadania, relações interpessoais e autoestima, além de habilidades básicas em preparo de solo, operação e manutenção de tratores e colhedeiras, saúde e segurança no trabalho (NR 31). As aulas teóricas e práticas são realizadas na unidade local da Secitec, nas empresas parceiras, em propriedades rurais e no Sindicato Rural de Tangará da Serra.

A média exigida para recebimento do certificado é de cinco pontos. Os 30 alunos com melhor aproveitamento receberão instruções sobre módulo GPS ministradas pela multinacional Basf, o que reforçará a habilitação dos cursandos para o mercado de trabalho em razão da falta de profissionais detentores destes conhecimentos no estado. Todos os formandos receberão carta de recomendação do governador do Estado, Silval Barbosa.

Por ano são realizados até 10 cursos, preferencialmente nos municípios polo do estado. Tangará da Serra é o sétimo município a receber o curso este ano, e participa da parceria através das secretarias municipais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Assistência Social (Semas). Já o setor produtivo é representado na parceria pelo sistema Famato-Senar e pelo Sindicato Rural de Tangará da Serra.

Fonte: Redação RP com Assessoria