Helena Junqueira foi eleita Membro da Associação das Primeiras Damas de MT

A Primeira Dama de Tangará da Serra, Helena Simões Matias Junqueira, foi eleita membro da nova diretoria da Associação das Primeiras Damas dos Municípios do Estado de Mato Grosso. Ela, juntamente com a Presidente eleita, Ivone Latanzi da Costa, esposa do Prefeito de Sinop, fazia parte da chapa Avante Mato Grosso – Proteção Social e Combate a Miséria. A tangaraense foi eleita para o Conselho Deliberativo da entidade e durante a eleição esteve acompanhada da Secretária Municipal de Assistência Social, Marli Franchini.

Helena Junqueira destacou a importância da Associação que recebe a denominação de APDM-MT. “A APDM vem desenvolvendo ao longo dos aos um trabalho em consonância com a demanda existente, sempre na perspectiva de garantir o atendimento qualificado a todos os municípios que são representados por suas Primeiras Damas”, afirmou.

A premissa que baseia as ações da APDM é a intervenção social pro-positiva, contínua, planejada, coerente com a demanda, respaldada por um arcabouço teórico e metodológico. “Nossas ações enquanto Associação estão substanciadas nos preceitos da Lei Orgânica da Assistência Social. Nós, Primeiras Damas temos de estar engajadas com a Política Nacional da Assistência Social, responsável por implantar a Política Municipal da Assistência nos municípios”, salientou Helena.

Segundo a Primeira Dama tangaraense uma das principais finalidades da Associação é contribuir para o fortalecimento da Política da Assistência Social em consonância com os princípios estabelecidos na Constituição Federal e na Leis Orgânica da Assistência Social que prevê em seu Artigo 1º Assistência Social, direito do cidadão é dever do Estado é a Política de Seguridade Social não contributiva, que prevê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

A ENTIDADE – A Associação das Primeiras Damas dos Municípios do Estado de Mato Grosso foi fundada em 30 de maio de 1990 com o propósito de associar as Primeiras Damas do Estado e dos municípios, visando qualificar, subsidiar, promover, apoiar, incentivar, eventos e ações com a efetiva participação das Primeiras Damas, nas ações do Estado e Municípios. Atualmente a Associação das Primeiras Damas é reconhecida no Estado como entidade atuante na defesa das questões sociais, com atuação política, técnica e operacional efetiva.

Fonte: Diego Soares - Assessoria de Imprensa