Tangaraense representará Mato Grosso no Concurso Miss Brasil Deficiente Visual 2012

Com 19 anos, 1,58 metros e 55 quilos, a tangaraense Jéssica Soares representará o Estado de Mato Grosso no concurso de beleza nacional voltado às mulheres com deficiência visual – Miss Brasil Deficiente Visual 2012. Promovido pela Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) e como parte da programação do ´Seminário incidência política da pessoa cega no cenário brasileiro´, o evento será realizado na próxima semana, em Porto Alegre, entre os dias 5 a 7 de julho. 

A Miss Mato Grosso Deficiente Visual Jéssica Soares disse que o convite para representar o estado surgiu através do presidente do Instituto dos Cegos, em parceria com a Associação dos Amigos de Deficientes Auditivos de Tangará da Serra (Aadata) e o Centro Municipal Integrado de Educação Especial Isoldi Storck, no qual trabalha como secretária. “Foi uma grande surpresa, pois nunca participei de nenhum concurso de beleza. É uma responsabilidade muito grande, principalmente pelo fato de nosso município não ser tão grande e dessa forma o reconhecimento será bem maior quando eu voltar. Quero dar o melhor de mim”, disse, ao contar que o convite foi feito na semana passada, tendo com isso pouco tempo para se preparar para o concurso. 
“Serão três apresentações, com trajes diferentes. O primeiro será típico, onde representaremos o Tuiuiú, ave símbolo do pantanal, sendo a segunda entrada de maiô e fechando com traje de gala”, explicou, aproveitando a oportunidade para agradecer a todos que ajudaram na confecção do fantasia (Ponto de Cultura Arte que Transforma) e demais patrocinadores como Indiana, Célio Cabeleireiro, Castelo das Noivas, Cacás e outros empresários. 

Quanto a participação no concurso de beleza, Soares disse estar ansiosa e com muita esperança para trazer esse prêmio para o Estado. “Espero representar bem o Estado de Mato Grosso e Tangará da Serra e ao final trazer esse prêmio para o Estado”. 

Ela embarca na próxima semana para Porto Alegre e será acompanhada pela diretora da unidade escolar em que trabalha, Dulcemare Sanches Abadie. 

O Miss Brasil Deficiente Visual 2012 tem organização da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul e conta com o apoio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do RS e de Fábio Verçoza, assessor de gabinete da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (Secretaria Municipal da Cultura-SMC) e Rei Momo de Porto Alegre. 

SEMINÁRIO – Na oportunidade, as tangaraenses participarão também do ´Seminário incidência política da pessoa cega no cenário brasileiro´, que iniciará no dia 5, seguindo até o dia 7, e debaterá temas como ´Empoderamento, um desafio a ser enfrentado pelas Organizações não Governamentais´, apresentado pelo Conferencista Deputado Federal Eduardo Barbosa. 

Além deste, o evento será ainda dividido em painéis, que discutirão ´Democracia participativa: Espaços conquistados em lei para a formulação, fiscalização e acompanhamento de políticas públicas´; ´Novas Formas de Participação: Redes Sociais e Mídias Alternativas´; ´O movimento de cegos em conselhos e conferências nacionais´; ´O movimento de cegos em conselhos estaduais e municipais´; ´Expectativa de gestores governamentais para a construção de uma parceria estratégica entre o movimento de cegos e o estado Brasileiro´; e ´Participação das Mulheres no Movimento Político e Associativo – Por que nos organizamos?´, fechando no sábado com o Concurso Miss Brasil Deficiente Visual 2012 .

Fonte: Fabiola Tormes - Redação DS