Saúde convoca crianças para tomarem segunda dose da vacina contra gripe

Os pais que ainda não levaram os filhos de 6 meses a 2 anos de idade para receber a segunda dose da vacina contra a gripe tem até o dia 1º de julho para procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF´s) ou o Posto Central.

A informação foi repassada pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Aline Braga, ao lembrar que as crianças fazem parte do único grupo que recebe a vacina em duas doses, com intervalo de no mínimo 30 dias. “A campanha de vacinação contra a influenza iniciou no dia 5 de maio, então as crianças que não tomaram a vacina no ano passado e se vacinaram somente neste ano, tem que tomar duas doses, com intervalo de mês entre elas. Mas algumas mães não estão levando seus filhos para tomarem a segunda dose, que serve como um reforço para alertar o sistema imunológico da criança e ela realmente ficar imune ao vírus”, alerta, destacando que a primeira picadinha serviu para criar anticorpos no organismo das crianças e a segunda vai reforçar a defesa.

Para a segunda dose, a Secretaria de Saúde está convocando 626 crianças. “A gente pede para os pais levarem seus filhos para se vacinarem, não esquecendo de levar também a carteirinha de vacinação”.

Segundo a coordenadora, um simples resfriado não é motivo para a vacinação ser adiada. Ele lembra que é importante as crianças estarem imunizadas, pois a vacina protege contra os três vírus Influenza circulantes no país, entre eles o H1N1.

DADOS – Durante a realização da campanha em Tangará da Serra foram aplicadas exatas 9.001 doses da vacina contra a gripe, o que corresponde a 76% do total a ser vacinado, o que fica abaixo do preconizado pelo Ministério, de 80%.

Dos grupos prioritários, os das gestantes foi o que ficou mais abaixo da meta - apenas 53,88% foram vacinadas. Dentro dessa estatística, 73,25% das crianças até dois anos foram vacinadas e 78,39% dos idosos; também abaixo da meta. Os que ficaram dentro da meta foram os profissionais da saúde (100%) e os indígenas (80%).

Porém, apesar da campanha ter terminado no dia 1° de junho, como não foi cumprida a meta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua vacinando até acabarem as doses disponíveis no município.

Fonte: Fabiola Tormes - Redação DS