Rotary Tangará Centro promove pela sétima vez projeto ´Preserve o Rio Sepotuba’

Eles sempre estão preocupados com as questões sociais, ambientais, enfim, preocupados com as políticas e os movimentos em prol de um comunidade, de um grupo, de uma população, da natureza como um todo. Este é o clube de serviço Rotary Tangará Centro que pela sétima vez promove o projeto ´Preserve o Rio Sepotuba´ com a coleta seletiva de lixo.

O projeto, como muitos do Rotary, vem crescendo gradativamente e já obtém sucesso absoluto em suas edições, querer limpar as margens do rio Sepotuba é uma ousadia e um grande desafio que os membros do clube resolveram assumir, buscando a parceria dos pescadores e dos ribeirinhos, para que juntos pudessem, de maneira literal, erradicar o lixo do local.

Sempre empolgado, feliz e muito disposto em falar sobre o projeto, Joarez Jorge Leite, que coordena a iniciativa, cedeu uma entrevista ao Diário da Serra para falar sobre a realização de mais essa edição. “Foi um prazer, mais uma vez foi um prazer a realização do projeto, a participação dos ribeirinhos. Deu para perceber o sentido que o projeto já tem e a importância da realização dele para a preservação daquele rio, que para mim, é um dos mais bonitos do nosso estado”, relatou com muita emoção o coordenador.

De acordo com Joarez cerca de 40 pessoas desceram um trajeto rio a fora, de aproximadamente 40 quilômetros, o evento aconteceu no dia dezessete de junho, domingo, saindo às 8h da manhã na sede da fazenda Tangará indo até Novo Fernandópolis via ponte Lambari D´Oeste. “Quero agradecer a toda a estrutura da fazenda Tangará, a tudo que conseguiram proporcionar para estas 40 pessoas, nos 6 barcos que desceram o rio, todos que foram se maravilham com a realização de um projeto tão bonito que o Rotary realiza”, relatou.

Joarez lamentou da Sema não poder ter participado do evento neste ano, “a Sema sempre foi solicita, sempre esteve junto conosco, este ano não sabemos muito bem o motivo, mas eles não puderam vir, mas compreendemos”, pontuou afirmando que a Polícia Militar Ambiental esteve presente, mas não junto na descida, apenas ficaram os esperando no término do evento.

PLANTIO EÓLICO – No dia do evento, além da distribuição de panfletos, sacos de lixo, o rotary esteve realizando o plantio eólico de sementes de plantas nativas com balões biodegradáveis. “Em outras edições já até distribuímos mudas para os ribeirinhos, nessa optamos por plantio eólico pela viabilidade, foram 500 balões que foram soltos, não sabemos onde essas sementes vão cair, mas só em saber que uma ou duas árvores que sejam estarão nascendo e se desenvolvendo já é uma satisfação enorme”, haja visto, que para as próximas edições a intenção é levar mudas de árvores frutíferas para serem distribuídas aos ribeirinhos.

CONSCIENTIZAÇÃO - “Disto eu falo com muita felicidade, nas primeiras edições, arrecadamos 3, 4 toneladas de lixo, e o número sempre veio abaixando, assim como aconteceu nessa, o que retiramos, foi aquele lixo que o próprio ribeirinho acumulou nas sacolas e já estava ali esperando para ser recolhido, o que mostra que o projeto tem um motivo, tem a sua importância e merece ser valoriza”, finalizou Joarez.

Fonte: Paulo Ramos - Redação DS