Município debate instalação de unidade do IFMT em audiência pública

Instalação do Instituto Federal foi reivindicada pelo município em dezembro, na Capital Federal, através do prefeito Saturnino Masson e do vereador Zé Pequeno.

A instalação de um núcleo do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em Tangará da Serra passa a se tornar realidade a partir da audiência pública a ser realizada nesta quinta-feira (01.03), a partir das 19h00, na Câmara Municipal. O evento oficial, convocado pelo Legislativo, contará com presenças de autoridades municipais, estaduais e federais e deverá consolidar o projeto de instalação da unidade na cidade.

O projeto de implantação do Instituto Federal de Mato Grosso no município começou a tomar corpo no mês de dezembro, quando o prefeito Saturnino Masson e o vereador e líder do Executivo na Câmara Municipal, Zé Pequeno, se reuniram em Brasília com o reitor da instituição, José Bispo. Na oportunidade, os representantes de Tangará da Serra formalizaram à reitoria o pedido de instalação de uma unidade no município. A inciativa do Chefe do Executivo local e do vereador contou com o apoio, na ocasião, do deputado federal Eliene Lima.

Na audiência da próxima quinta-feira, além do reitor José Bispo e do deputado federal Eliene Lima, estarão presentes membros da direção do campus do IFMT de Cuiabá e representantes da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec). Os temas da audiência serão, basicamente, os cursos a serem oferecidos, a área de instalação e as estratégias de implantação da estrutura.

No dia seguinte, sexta-feira (02.03), o Executivo e o Legislativo promovem uma série de reuniões temáticas sobre a instalação do núcleo, com participação de autoridades políticas, de representantes do segmento empresarial e da Imprensa. Também haverá visitas a uma área pública em frente à Unic, ao prédio da extinta Unitas, ao Secitec, e à Escola Municipal Agrícola Ulisses Guimarães. Com estas visitas, o Executivo quer apresentar à reitoria do IFMT e às autoridades as estruturas que o município oferece.

O prefeito Saturnino Masson destacou que o processo de implantação do IFMT em Tangará da Serra será um ponto importante na consolidação do município como pólo educacional. “Esta é uma das nossas metas, tornar Tangará da Serra num dos principais pólos educacionais do Centro Oeste”, disse o prefeito.

ENSINO TÉCNICO - Os Institutos Federais são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas. Estas instituições compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Parte dos cursos é destinada à oferta técnica de nível médio, de currículo integrado. Na educação superior, o destaque fica para os cursos de engenharias e de licenciaturas em ciências física, química,matemática e biologia. Ainda serão incentivadas as licenciaturas de conteúdos específicos da educação profissional e tecnológica, como a formação de professores de mecânica, eletricidade e informática.

A criação dos Institutos Federais no Brasil foi aprovada pela Câmara dos Deputados, pelo Senado Federal e sancionada pela presidência da República em dezembro de 2008. Mato Grosso, atualmente, conta com o e Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabáa Escola Agrotécnica Federal de Cáceres.

Fonte: Assessoria de Gabinete